Depressão: 7 dicas que vão ajudá-lo a se distanciar desse problema

A cura existe, mas o processo é demorado, e demanda paciência tanto da pessoa doente quanto dos amigos e familiares que a rodeiam.

depressao
14/05/2019
Por: Funerária Araújo-Orsola

Depressão é doença. Cientificamente comprovada. Infelizmente, as pessoas à nossa volta raramente estão preparadas para conviver ou lidar com alguém que se encontre nesse estado.

A depressão pode se manifestar por inúmeras causas, e existem vários tipos de tratamento, alguns bastante eficazes. É importante saber que existe cura, mas o processo é demorado, e demanda paciência tanto da pessoa doente quanto dos amigos e familiares que a rodeiam. Assim, indicamos 7 dicas que vão ajudar a se manter o mais longe possível desse grande mal.

 

1- Procure ajuda especializada

Depressão é um transtorno psiquiátrico grave, que afeta diferentes pessoas, cada uma a seu modo. Não generalize, pois o que funcionou para aquela sua amiga pode não ter efeito algum para você, ou mesmo piorar a situação. Não inicie nenhum tratamento sem orientação médica. Somente um psicólogo ou psiquiatra poderá ajudá-lo dando as orientações corretas de diagnóstico e tratamento.

 

 

2- É  mesmo depressão?

Procure ajuda profissional para ter certeza de que se trata de um quadro depressivo realmente, e não de um momento difícil que vai passar. Todos nós temos momentos difíceis na vida. Não saber lidar com eles não significa necessariamente que se trata de um quadro depressivo. Observe a si mesmo, desabafe com um amigo, compartilhe experiências sobre o seu momento e como você se sente. Sendo depressão ou não, essas atitudes vão ajudá-lo a sentir-se melhor.

 

Conteúdos Relacionados

 

 

3- Identificar gatilhos

Todo episódio depressivo tem algo que o desencadeia. É importante identificar esses “gatilhos”, e evitar situações que possam causar ou piorar a depressão. Uma boa alternativa é evitar ficar sozinho ou isolar-se, pois a solidão agrava – e muito – a sensação de tristeza profunda e depressiva.

 

4- Trate as causas

Existem doenças que podem aumentar as chances de se ter depressão, como por exemplo: hipotireoidismo, Alzheimer, Mal de Parkinson, ou mesmo uma pessoa que tenha tido um quadro de AVC. É bom ficar atento, pois a depressão é uma doença silenciosa e, quando vem acompanhada de outras doenças graves, pode ser facilmente mascarada, escondida e não tratada adequadamente.

 

5- Remédios

Alguns remédios usados para tratamentos rotineiros, como de pressão arterial, ou até alguns inibidores de apetite, podem induzir a um estado de humor alterado que pode virar depressão. Se for o seu caso, procure seu médico, para ver a possibilidade de alteração desses medicamentos, ou dos sintomas.

 

assine nossa newsletter orsola2

 

6- Desabafe e relaxe

Não existe tesouro mais valioso do que um amigo verdadeiro e disponível. Compartilhar momentos de tristeza ajuda – e muito – a superar situações que poderiam virar depressão. Medite, ouça música. Procure dormir bem, sair com amigos, fazer atividades coletivas, descubra algo que você goste, que o desestresse e alivie a pressão psicológica. Atividades prazerosas estimulam seu ânimo e vitalidade. Os hormônios farão o resto.

 

7- Exercite-se e alimente-se adequadamente

Alguns alimentos (como banana, leite, aveia ou amendoim, por exemplo) aumentam o magnésio no corpo e estimulam a produção do chamado “hormônio do bem-estar”, um aliado poderosíssimo contra a depressão. Além disso, uma alimentação balanceada fortalece seu corpo para a prática de atividades físicas, outra solução bem importante não só para a depressão mas para várias outras doenças também.

Não importa se você quer prevenir ou tratar a depressão. Ou ainda se não tem a doença, mas tem alguém próximo a você, e não sabe exatamente como abordar o tema. Procure ajuda, ou ofereça a quem precisa. Trate o depressivo como você gostaria de ser tratado se fosse o doente. Busque alternativas sempre. Faça o que fizer, o importante mesmo é não deixar que a depressão vença. Depressão não é brinquedo, é doença.

Você tem alguma dica que pode ajudar a distanciar a depressão? Deixe seu comentário!

Anuncio rodape pq escolher Orsola5

 

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.