O cabelo é uma continuação de nosso corpo. Cuidar bem do couro cabeludo pode ser visto como sinônimo de vaidade, no entanto, aqueles que não se importam muito com essa parte do corpo podem representar uma certa falta de cuidados.

Na realidade, o couro cabeludo consiste em um revestimento contínuo de tecidos moles, que recobrem o crânio. Similarmente à pele, o couro cabeludo possui cinco camadas. Na camada mais superficial, isto é, na pele, encontram-se os folículos ou bulbos pilosos, constituídos de pelo e cabelo.

A principal função do couro cabeludo é proteger a nossa cabeça, mas também exerce funções como:

  • Isolante térmico;

  • Barreira física;

  • Proteção imunológica, entre outros.

Devido à sua grande importância, o couro cabeludo merece cuidados especiais.

 

Principais problemas que um couro cabeludo pode ter

O couro cabeludo também está propenso a ter doenças como:

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica, a famosa “caspa”, é causada pela alteração da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, em outras palavras, trata-se do aumento da oleosidade no couro cabeludo. Normalmente os sintomas são coceira e descamação.

O tratamento costuma ser baseado na mudança de produtos e hábitos, ou seja, recomenda-se lavar os cabelos com shampoos específicos, no mínimo três vezes por semana.

Psoríase

Já a psoríase é uma doença não contagiosa, porém, crônica. Não se sabe ao certo sua causa, contudo, acredita-se que esteja relacionada à genética e ao sistema imunológico.

Esta doença não possui prevenção nem mesmo cura, porém, alguns métodos podem diminuir sua incidência, como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, manter uma alimentação saudável, não fumar, diminuir o estresse, sempre hidratar a pele e manter o peso equilibrado.

Foliculite

A foliculite é a inflamação dos folículos pilosos, causada por uma infecção fúngica ou bacteriana. Seus sintomas principais são: pele inflamada na região da lesão, coceira, vermelhidão e, em alguns casos, a presença de pequenas bolhas de pus.

O tratamento deve ser realizado de acordo com o estágio da foliculite, por isso o ideal é consultar um médico dermatologista.

Pitiríase

Consiste em infecção ocasionada por fungos. Uma micose acomete o couro cabeludo, causando descamação e coceira. Essa infecção também pode ser causada por outros fatores como: sudorese excessiva, alteração do pH do couro cabeludo, estresse e etc.

Artigos Relacionados

Fatores que podem tornar o couro cabeludo sensível

Além desses problemas já citados, algumas pessoas podem ter o couro cabeludo sensibilizado devido a:

Fungos e bactérias

Doenças infecciosas podem ser as responsáveis pela sensibilização do couro cabeludo, pois, este fica mais vulnerável e sensível ao toque, sendo muitas vezes dolorido.

Exposição solar

A exposição solar sem proteção pode afetar a sensibilidade do couro cabeludo. Em pessoas com pouco volume de cabelo ou fios muito finos é comum ocorrer até mesmo queimaduras.

Excesso de químicas e outros procedimentos

Alguns agentes químicos como selagem, alisamento, relaxamento e até mesmo tinturas podem ser os responsáveis pela sensibilização do couro cabeludo, pois a pessoa pode ter alergia a algum elemento da composição. Em outros procedimentos, como o uso de chapinha e secador, normalmente ocorre a sensibilização devido à alta temperatura em contato direto ao couro cabeludo.

Alergia

Como dito anteriormente a alergia a alguns componentes das fórmulas de agentes químicos utilizados nos procedimentos capilares, assim como alguns elementos presentes no shampoo e condicionador podem causar alergia no usuário, acarretando em coceiras e feridas no couro cabeludo.

Tricodinia

A tricodinia é uma doença que causa uma severa sensibilidade no couro cabeludo, levando a uma extrema dor ao toque. O couro cabeludo fica tão sensível que a pessoa não consegue nem mesmo pentear os cabelos.

Receba conteudo em seu email quadrado6

Como cuidar para que ele seja sempre saudável

Ao adotar algumas medidas, é possível prevenir ou até mesmo evitar problemas no couro cabeludo.

Higiene

A higiene é um dos fatores mais importantes para eliminar problemas relacionados ao couro cabeludo. O recomendado é lavá-lo de três a quatro vezes por semana, de preferência em dias alternados.

Atenção ao lavar

Como o couro cabeludo é formado por folículos pilosos e glândulas sebáceas, naturalmente existe a tendência ao excesso de oleosidade, porém, alguns cuidados na hora de lavar podem reduzir esse problema, como a temperatura da água, que deve ser de fria a morna.

Também deve-se evitar o uso de condicionador e máscara de hidratação diretamente na raiz, somente o shampoo deve ter contato com o couro cabeludo.

O enxágue deve ser feito corretamente a fim de não deixar excessos de produtos na raiz do cabelo, pois, podem obstruir os folículos pilosos.

Hidratação

Por mais oleoso que o couro cabeludo seja, em alguns períodos ele costuma ressecar, causando a descamação, portanto, é importante hidratar com produtos específicos para as necessidades do couro cabeludo.

Cuidados com procedimentos químicos

É importante ressaltar os danos que alguns agentes químicos podem causar, portanto, tenha sempre cuidado com a química que irá usar e faça um teste de sensibilidade antes. Do mesmo modo, é importante ter atenção se o profissional é capacitado para tal procedimento e se o produto é liberado pela Anvisa.

Atenção com o uso de secador e chapinha

O uso desses aparelhos pode fazer parte da rotina de cuidados com o cabelo, porém, é necessário ter atenção para distância mínima que deve ter em relação ao couro cabeludo, por exemplo, o secador deve ficar a 30 cm de distância do couro cabeludo enquanto a chapinha deve ficar cerca de um centímetro e meio da raiz.

Alimentação

Uma alimentação saudável por toda a vida é responsável por nutrir as camadas de pele que revestem o crânio, assim como alguns alimentos são fundamentais para nutrição e crescimento dos fios, portanto é importante adotar uma dieta balanceada rica em proteínas e nutrientes.

Todos esses cuidados devem ser tomados com o intuito de promover a saúde do couro cabeludo.

E você, como cuida de seu couro cabeludo? Compartilhe com a gente suas dicas!