Cuidados com idosos: como garantir a segurança e o bem-estar?

Atenção necessária para a qualidade de vida.

Cuidados com idosos: como garantir a segurança e o bem-estar
24/12/2020
Por: Funerária Araújo-Orsola

A expectativa de vida no mundo aumentou cerca 5,5 anos entre 2000 e 2016, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), fator que contribuiu com o aumento da preocupação da sociedade em relação aos cuidados com idosos.

Sendo assim, diariamente surgem novos métodos, rotinas, debates e dúvidas sobre como manter a saúde com o passar dos anos.

 

Rotina ideal para idosos

É ideal que a rotina dos idosos seja acompanhada por um responsável, já que nos tornamos cada vez mais frágeis e, com o passar dos anos, os indivíduos tendem a lidar com questões mais urgentes relacionadas à saúde e à própria segurança.

 

Artigos Relacionados

 

Cuidados com idosos: o que é necessário?

É importante que alguns cuidados sejam tomados, especialmente pelos familiares, para garantir saúde, segurança e bem-estar. Por isso, elencamos algumas dicas que podem ajudar nesta tarefa.

 

Atenção com as consultas

Ter atenção redobrada com as consultas dos idosos é imprescindível, uma vez que com o passar dos anos a chance de desenvolver doenças se tornam cada vez mais altas. Sendo assim, o diagnóstico precoce previne o agravamento ou o surgimento dessas doenças.

Então lembre-se: idosos devem passar regularmente por exames de rotina, mesmo que não apresentem sintomas.

 

Alimentação

Com a idade, o risco de desnutrição aumenta consideravelmente e pode levar a situações graves. Em atividades equivalentes, as necessidades nutricionais do idoso são maiores do que as de um jovem. 

É aconselhável que os mais velhos façam refeições frequentes, pelo menos três vezes ao dia, com uma alimentação rica pela manhã - período no qual o apetite tende a ser maior.

Os diferentes alimentos têm características particulares, portanto, a princípio nenhum deve ser descartado. Os derivados do leite alimentam e fornecem muitos nutrientes essenciais. Entretanto, uma dieta exclusivamente láctea pode levar a um déficit de certas vitaminas.

O grupo das carnes, peixes e ovos são a fonte indispensável de proteína animal. Frutas e vegetais favorecem o trânsito intestinal e fornecem minerais, sendo desejável que parte deles seja consumida crua. Cereais e leguminosas fornecem vitamina B e proteína vegetal. Finalmente, deve-se enfatizar que a água é uma necessidade fundamental. O idoso deve ingerir cerca de dois litros por dia, mesmo que não sinta sede.

É importante lembrar que é preciso verificar as necessidades específicas e restrições alimentares da pessoa para providenciar uma dieta adequada. Confira a importância da alimentação saudável por toda a vida.

 

Atividades físicas

A perda progressiva do músculo esquelético e de sua força faz parte do envelhecimento. Entretanto, o exercício é uma medida eficaz e segura para restaurar ou manter a força muscular.

Para manter a disposição e o bem-estar, evitando dores no corpo e nas articulações, é importante criar o hábito de se exercitar. Alongamentos simples e atividades em família podem ajudar muito e, inclusive, contribuir para a longevidade. Confira também como a atividade física pode ajudar em sua saúde.

 

Atenção aos medicamentos

Após uma determinada idade, a pessoa pode consumir um número elevado de medicamentos. Parece bobagem, mas é muito fácil errar e ficar confuso com os comprimidos, por isso, um dos importantes cuidados com idosos é o acompanhamento das doses dos medicamentos e horários indicados pelo médico.

 

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Medidas que ajudam a garantir segurança e bem-estar

Além da manutenção da saúde física, também faz parte dos cuidados com idosos a garantia de seu bem-estar e segurança.

 

Adapte a casa para evitar riscos

À medida que envelhecemos, a firmeza no corpo e o reflexo podem ser reduzidos, por isso é essencial fazer pequenas modificações em casa.O ideal é garantir que não haja obstáculos e que o espaço para circulação e passagem seja bem iluminado.

Certifique-se de que, pela casa, não há tapetes lisos, objetos soltos e móveis que não sejam estáveis o suficiente, pois podem representar um perigo para a segurança dos idosos.

Também é importante estar atento à necessidade de instalar corrimãos nos cômodos e nos banheiros, para prevenir quedas, já que o equilíbrio pode falhar.

 

Motive-o física e mentalmente

Devemos estimular a mente dos mais velhos com jogos ou charadas, por exemplo, e incentivá-los a participarem de atividades, com outras pessoas, seja em casa ou fora dela. Faz parte  dos cuidados com idosos encorajá-los para que levem uma vida o mais ativa e saudável possível.

Esta é uma ótima maneira de prevenir a imobilidade e os distúrbios de memória.

 

Ajude-o a manter-se conectado socialmente

Inclua os idosos nas conversas e também permita que eles interajam com círculos próximos de amigos, além da família. Dessa forma, eles se sentirão mais realizados e socialmente integrados.

 

A importância da higiene

Os bons hábitos de higiene pessoal como tomar banho, escovar os dentes, cortar os cabelos, manter as unhas aparadas e limpas, lavar bem as mãos, além de deixar as pessoas mais cheirosas e bonitas, contribui para uma boa saúde, melhorando inclusive a autoestima.

Parece óbvio, porém, muita gente se esquece desses cuidados com idosos e, um simples descuido nesses hábitos pode ocasionar algum problema de saúde como contaminações e infecções responsáveis por várias doenças, principalmente levando em consideração os mecanismos de defesa que são reduzidos, devido à idade.

É importante lembrar que a higiene deve estar presente ao longo de todo o dia do idoso.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas sobre cuidado com idosos? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!



Veja mais

Como lidar com a saudade causada pelo luto

Como lidar com a saudade causada pelo luto

18/10/2021
A saudade pode ser representada de várias maneiras, sendo um sentimento ligado às lembranças boas... Continue lendo.
Por que homenageamos falecidos com coroa de flores

Por que homenageamos falecidos com coroa de flores?

08/10/2021
É costume enviar coroa de flores ao velório, como última homenagem à pessoa falecida e também... Continue lendo.
5 dificuldades enfrentadas por quem não tem um plano funerário

5 dificuldades enfrentadas por quem não tem um plano funerário

30/09/2021
Quem não tem um plano funerário infelizmente enfrenta alguns problemas diante de um momento... Continue lendo.

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.