Não importa quais sejam nossas metas financeiras, uma das melhores maneiras de alcançá-las é usando uma planilha de planejamento financeiro.
Essa ferramenta nos permite acompanhar nossas receitas e despesas, para que possamos gerenciar melhor o dinheiro.
No entanto, criar uma planilha financeira pode parecer uma tarefa assustadora, mas não precisa ser.
Com um pouco de tempo e esforço, é possível montar um documento que ajudará a controlar as finanças e tomar melhores decisões.
O que é uma planilha de planejamento financeiro
Uma planilha de planejamento financeiro é uma tabela na qual são inseridas informações sobre nossas despesas. Ela pode ser feita de forma digital ou mesmo no convencional caderninho.
A vantagem em se usar a ferramenta está no fato de que o caderno precisa que as contas sejam feitas manualmente, enquanto a planilha digital consegue calcular tudo de forma automática.
Além disso, uma planilha digital pode ser personalizada para inserir linhas e colunas de acordo com nossas necessidades e formatada por cores para facilitar o trabalho.
Por que planejar nossas finanças
O planejamento financeiro é importante porque nos permite saber para onde nosso dinheiro está indo. Uma planilha de gastos pode ajudar a controlar as despesas e a descobrir onde é possível economizar.
O planejamento financeiro também pode ajudar a definir metas e trabalhar para alcançá-las.
Ao mapear as finanças, é possível ter certeza de que o dinheiro está funcionando a nosso favor e não contra nós.
Ao criar uma planilha de planejamento financeiro é possível:
-
saber exatamente o quanto gastamos e o quanto ganhamos
-
entender onde cortar gastos no orçamento
-
formar uma reserva de emergência
-
realizar investimentos, mesmo tendo pouco dinheiro
Artigos Relacionados
- Por que um plano funerário deve fazer parte de seu planejamento financeiro
- Funerária Araújo é Orsola
Como organizar uma planilha de gastos
1. Escolha a ferramenta
De fato, existem algumas maneiras diferentes de criar uma planilha de despesas. Para fazer no computador, é possível utilizar o Microsoft Excel e o LibreOffice Calc. Este último é gratuito, dessa forma é só baixar e instalar.
Há ainda o Google Planilhas, cujo documento fica salvo na conta do Google e pode ser acessado também pelo celular.
2. Monte a planilha
Crie colunas e linhas de acordo com a necessidade, organizando uma coluna para despesas e outras para receitas.
Sempre que pagar uma conta, fizer uma compra ou receber algum dinheiro extra, anote na planilha.
Depois de inserir todas as despesas e receitas na planilha, é possível começar a rastrear os gastos. Isso nos ajuda a ver onde o dinheiro está sendo usado, quanto estamos gastando em cada tipo de despesa.
3. Some e compare
Some todas as despesas e receitas elencadas para ver o total que foi gasto naquele mês específico. À medida que a tabela for sendo preenchida é possível comparar os gastos por mês e verificar as variações entre eles.
4. Estabeleça metas
Ao saber exatamente para onde o dinheiro está indo, fica mais fácil identificar gastos que podem ser considerados supérfluos ou exagerados a fim de que sejam cortados.
Dessa maneira também fica mais viável estabelecer metas de economia para os próximos meses e verificar o seu sucesso em segui-las.
Tudo é questão de organização
Se tudo é questão de organização, criar uma planilha de gastos com certeza é a melhor solução.
É dessa forma que conseguiremos manter as despesas visíveis e ao alcance de nossas mãos, evitando surpresas indesejáveis.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre como organizar uma planilha de planejamento financeiro? Deixe seu comentário em nossas redes sociais. Será um prazer poder ajudar!