O crescimento populacional de Santa Bárbara d’Oeste se deu nas últimas décadas em virtude do desenvolvimento da Zona Leste da cidade.

Inicialmente, a área servia como um espaço dormitório para pessoas que trabalhavam em Americana, porém o comércio no local tem crescido tanto que hoje pode ser considerado autossuficiente para a economia da cidade.

 

Migrantes

Formada majoritariamente por migrantes de outras cidades, a Zona Leste de Santa Bárbara acolheu pessoas de Águas de Santa Bárbara, Assis, Cândido Mota, Dracena, Fernandópolis, Jales, Junqueirópolis, Mirassol, Palmeira d’Oeste, Presidente Prudente, Pompeia, Registro, Santa Fé do Sul, Santa Rita d’Oeste, São José do Rio Preto, Tupi Paulista e Votuporanga.

As famílias migrantes que contribuíram para o crescimento da Zona Leste são homenageadas no Memorial da Migração, situado no canteiro central da Avenida Santa Bárbara, próximo ao Tivoli Shopping. Inaugurado pela Prefeitura em 2015, o memorial exibe as bandeiras dos  municípios de origem desses moradores.

 Receba conteudo em seu email quadrado5

Uma nova cidade

A população de Santa Bárbara começou a aumentar a partir da década de 1960, e segundo o historiador Antonio Carlos Angolini, o prefeito da época, Isaías Hermínio Romano, com a pressão imobiliária e receio por ver Americana se desenvolver tão rapidamente, acabou por criar uma “Cidade Nova” para frear o crescimento de Americana dentro do território barbarense. Foi este termo que deu origem ao bairro da região com o mesmo nome.

Muitos loteamentos foram, então, aprovados a partir de 1964, com terrenos mais em conta para atrair moradores e o remanejamento de água tratada, esgoto, asfalto, saúde e educação foram estruturados nessa nova cidade, vindo de encontro à área central. E a oferta de terrenos nesses loteamentos atraiu moradores de outras regiões do país – vindos do Paraná e da divisa com Mato Grosso – que saíam de suas cidades para trabalhar nas tecelagens de Americana.

 

Potencial de crescimento

Atualmente, a Zona Leste é autossuficiente, com comércio forte e preços competitivos em relação ao restante de Santa Bárbara e Americana e, principalmente, com grande potencial de crescimento. E essa autossuficiência é fruto do trabalho dos migrantes que acabaram por favorecer o desenvolvimento de Santa Bárbara, dobrando sua população e gerando emprego na região.

Artigos Relacionados

 

Orsola na Zona Leste

A Funerária Araújo – Orsola está presente na Zona Leste de Santa Bárbara desde 1997. Hoje está localizada à Avenida São Paulo, 1793- Cidade Nova, para atender os moradores da região.

Ainda na Zona Leste também está situado o Velório Orsola, disponível para a população de Santa Bárbara, Americana e para todas as pessoas que tiverem necessidade

 

Você mora ou conhece a Zona Leste da nossa cidade? Deixe seu comentário!