Como manter boa convivência familiar na quarentena

Confinamento influencia nas relações.

Como manter boa convivência familiar na quarentena
19/05/2020
Por: Funerária Araújo-Orsola

Saiba como manter boa convivência familiar na quarentena.

Em meio à pandemia da COVID-19 devemos permanecer seguindo as medidas de isolamento para prevenir o contágio do vírus.

Mas, com o receio do vírus, incluindo a perda da privacidade, adicionados às rotinas e hábitos para os devidos cuidados, sem mencionar as crianças entediadas que devem ser entretidas, como manter uma boa convivência familiar na quarentena?


Fatores que pesam

Todos esses fatores pesam e podem ocasionar um desequilíbrio emocional que nos leva a brigas e discussões com a própria família.

Então, como evitar os desentendimentos familiares durante a quarentena?

Como dissemos, com essas condições é normal que algumas pessoas sintam-se sufocadas e mais sensíveis ao convívio em grupo, pois todas as situações são vividas em extrema expressividade.

Pequenas circunstâncias, como algo fora do lugar ou antigos dilemas, podem agravar a situação em relação aos problemas enfrentados em família.

Dessa maneira há o aumento dos desentendimentos e até mesmo das brigas entre os “confinados”.

 

A intensidade é consequência

Essa intensidade se dá primordialmente pelo receio que este momento ocasiona, o medo de contrair o vírus, a insegurança propiciada pela imprevisibilidade do futuro e as incertezas causadas pela atual situação.

Assim, a quarentena afeta o convívio familiar e este “confinamento” influencia nas relações e também no comportamento. 

Mas, a boa notícia é que existem dicas para lidar com o isolamento social sem maiores problemas, permitindo manter a boa convivência em seu lar.

Veja algumas dicas para manter a boa convivência familiar na quarentena.

 

 

Receba conteúdo em seu email - Orsola


Mantenha a rotina

Primeiro, neste cenário, é imprescindível seguir as instruções de higiene estabelecidas por especialistas, medidas essas que previnem o contágio da COVID-19. Desta forma, aumentamos a segurança e diminuímos o medo.

Além disso, também é necessário estabelecer e manter uma rotina adequada, assim, o grupo familiar deve seguir as atividades o mais normalmente possível, como por exemplo: os estudos, o trabalho, a alimentação, entre outras atividades primordiais.

Entre esses afazeres, faz parte manter as crianças e os adolescentes ocupados, já que muitos possuem a tendência de encarar o momento como férias. Por isso, é muito importante lembrar-se de que além do lazer, a rotina e o estudo devem ser estimulados.

O importante é ensinar que as crianças têm hora certa para brincar e também para estudar.

 

Artigos Relacionados



Preserve a saúde mental e cuide dos próprios sentimentos

Durante a quarentena é normal ter ansiedade, porém, é importante ter cuidado com os indícios de depressão que podem ser agravados pelo distanciamento social.

Dessa forma, ainda que o isolamento aumente os atritos e que pequenas coisas virem motivos para iniciar uma discussão, é de suma importância preservar a saúde mental.

Lembrar que devemos cuidar dos próprios sentimentos para manter a imunidade psicológica e, que não apenas o bem-estar, como também a tranquilidade devem ser buscados em nós mesmos, sem esperar isso do outro.

Além disso, o período de quarentena também pode ser visto como um momento de reflexão acerca das nossas atitudes, posicionamento, comportamento e também visão de mundo, favorecendo assim o cuidado com nossos próprios sentimentos.


Busque a tranquilidade e foque em pensamentos positivos

Buscar a tranquilidade neste momento de insegurança é essencial para manter o bom convívio em família, assim como focar em pensamentos positivos para não ficar angustiado ou desanimado.

Aliás, este momento também deve ser encarado como uma oportunidade para reafirmar os laços, um período para tornar o vínculo com a família ainda mais forte e fazer da situação algo a se superar em grupo, fortalecendo o bom convívio com o cônjuge, filhos e demais membros da família, lembrando-se de que estamos adotando o isolamento social justamente em prol daqueles que amamos.


Tenha educação e respeito acima de tudo

E por fim, a chave de ouro para passar por esta quarentena mantendo o bom convívio em família, evitando desentendimentos, brigas e até mesmo separações, certamente é manter a educação e o respeito acima de tudo.

Tentar compreender sem acusações ou julgamentos, respeitando também a individualidade e o espaço do outro, sem remexer em histórias do passado ou frustrações antigas.

Ou seja, ter o bom senso e se colocar no lugar do outro antes de iniciar uma discussão, sendo esses os passos fundamentais para manter o equilíbrio da família.


Vai passar

Encare a quarentena de forma positiva, aproveite para arrumar aquele quartinho da bagunça, organizar o guarda-roupa, colocar a leitura em dia e desfrutar do tempo que sobra para fazer atividades que distraem e mantêm a mente longe dos problemas e do estresse que o período impõe.

A forma como vemos este confinamento influencia diretamente em nosso comportamento, portanto, é necessário ter em mente que este momento também chegará ao fim, e que devemos passar por ele com serenidade.

Pense no bem-estar da família e aproveite cada momento perto dela. Esta é uma situação que serve para estreitar os laços e deixar de lado as diferenças. Afinal, o intuito principal da quarentena é preservar a saúde e o bem-estar da nossa família.
Como você tem enfrentado os desafios impostos pelo isolamento social? Tem alguma dica para manter a boa convivência familiar na quarentena? Deixe seu comentário. Ele pode ajudar outras pessoas!

Veja mais

Indenizações do seguro DPVAT passam a ser pagas pela Caixa

Indenizações do seguro DPVAT passam a ser pagas pela Caixa - Saiba como pedir

22/02/2021
Apesar de o pagamento do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via... Continue lendo.
Orçamento familiar: sua importância e como fazê-lo

Orçamento familiar: sua importância e como fazê-lo

17/02/2021
Você sabe qual é a importância de se fazer um orçamento familiar?Para alcançar objetivos é... Continue lendo.
Doação de bens em vida: saiba como funciona o processo

Doação de bens em vida: saiba como funciona o processo

10/02/2021
Algumas pessoas não gostam de falar sobre herança, o que é normal, afinal esse é um assunto... Continue lendo.

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.