A saudade pode ser representada de várias maneiras, sendo um sentimento ligado às lembranças boas ou a algo que está distante. Entretanto, em algumas situações, lidar com a saudade pode ser difícil, já que trata-se de algo que desperta emoções difíceis de serem controladas.

A saudade é uma das fases do luto

Apesar de sabermos que a morte é algo inevitável e que faz parte do ciclo natural da vida, isso não nos impede de sentir a dor da perda.

A ausência de uma pessoa querida pode representar um período de sentimentos ambíguos que, por vezes, também pode ser marcado pela revolta e até mesmo por inconformismo ou não aceitação.

Mas, para superar a perda é preciso passar pelas fases que compreendem o luto e vivenciá-las da melhor maneira possível. Leia também Como lidar com a dor de perder alguém que amamos.

Uma dessas fases é justamente transformar em saudade o vazio deixado pela pessoa querida. Assim é possível ter mais forças para seguir em frente.

Acessar boas lembranças para lidar com a saudade 

Não existe um modo único de superar a saudade. As experiências pessoais positivas devem ser motivo de inspiração para aliviar a dor, assim como as lembranças podem ser uma forma de sentir a presença de quem já partiu.

Uma maneira de encontrar paz e de lidar com a saudade é tentar manter viva a relação de proximidade que tivemos um dia. Isso pode reconfortar e amenizar a dor.

Ressignificar a saudade

Uma maneira de conviver com a falta e ressignificar a saudade como algo gostoso e distante do momento de despedida é se concentrar na relação de amor e respeito, além de outros aspectos positivos que existiam.

Nesse sentido, as recordações servem como um combustível para passar pelo luto. Ao cultivar as boas lembranças, encontramos motivos para seguir em frente e ter um bom convívio com as pessoas que permanecem ao nosso lado.

A saudade e suas definições

Ao contrário do que muitos afirmam, a saudade não é uma palavra que existe apenas na língua portuguesa. O termo é derivado do latim e também faz parte do vocabulário de línguas como o espanhol e o catalão.

Dentre os vários significados de saudade, todos se relacionam à ausência. Veja a seguir:

  • Desaparecimento;
  • Ausência de algo ou alguém
  • Incompletude;
  • Nostalgia;
  • Distanciamento;
  • Lembrança afetuosa;
  • Privação de pessoas, épocas, lugares ou coisas;
  • Desejo de se ter de volta.

Sentimento que inspira poesia

A saudade também inspira a poesia. Inclusive, Pablo Neruda, poeta chileno considerado um dos mais importantes da língua castelhana do século XX, definiu lindamente o que seria esse sentimento. Ele escreveu: “saudade é solidão acompanhada. É quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já.”

A brasileira Cecília Meireles também expressou poeticamente a saudade: “De longe te hei de amar – da tranquila distância em que o amor é saudade e o desejo, constância.”

Ativar boas memórias estimula reações

Para nos afastar da tristeza e transformar a saudade em algo bom, é importante cultivar os bons momentos que compartilhamos com a pessoa amada.

Muito mais do que a maneira pela qual o coração sente e entende o mundo, ativar essas memórias é uma forma de estimular células nervosas e reações.

A melancolia tende a nos prender em um círculo vicioso de tristeza, dor e angústia, por isso, devemos cultivar as boas lembranças a fim de vivenciar a saudade como uma sensação de acolhimento e de uma maneira que nos permita viver novos ciclos com o coração repleto de amor.

Você tem alguma dica de como lidar com a saudade? Deixe seu comentário. Desta forma, poderá ajudar outras pessoas.