A atividade física é fundamental para o bem-estar assim como à manutenção da saúde. Através dela, é possível desenvolver mais resistência, fortalecer os músculos e acabar com a flacidez. Fazer exercícios físicos também ajuda na saúde dos ossos.

Dessa forma, a prática deve ser regular, em busca de equilíbrio entre mente e corpo.

Entenda por que a atividade física pode ajudar na sua saúde.

 

O que é atividade física?

Algumas pessoas interpretam a atividade física de uma maneira equivocada. Elas têm a falsa ideia de que a realização de exercícios se dá especificamente dentro de uma academia, ou então que é desenvolvida por esportistas.

Mas os exercícios são mais do que isso. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), considera-se atividade física “todo e qualquer movimento corporal pelos músculos esqueléticos, que requer gasto de energia.”

Em outras palavras, pelo simples fato de movimentar-se você já estará realizando a prática.

Dessa forma, você não precisa ir a academias ou praticar esportes olímpicos. Uma simples caminhada por 30 minutos em seu dia já conta.

Confira alguns benefícios da atividade física:

Melhora do Humor

Ao praticar algum tipo de atividade física, seu organismo libera hormônios ligados ao prazer e bem-estar, como por exemplo, a endorfina.

Dessa forma, você se sente mais bem-disposto e com bom humor para enfrentar as outras atividades do seu dia a dia.

Receba conteudo em seu email quadrado30

Melhora o condicionamento físico

Você já caminhou por uma pequena distância ou então subiu alguns degraus e sentiu que seu coração ia pular do peito?

Pois bem, isso se chama falta de condicionamento físico.

O condicionamento físico é importante para que você consiga realizar desde pequenas até grandes atividades com o máximo de conforto, sem se sentir fadigado.

À medida em que você passa a praticar exercícios físicos, o corpo passa a ter um melhor condicionamento.

Ajuda a diminuir o cansaço

Já levantou com aquela sensação de que não descansou nada durante a noite?

Muitas pessoas passam por esse problema, e os fatores podem ser os mais diversos possíveis. Uma rotina muito pesada, estresse e ansiedade podem fazer com que você não se sinta descansado.

No entanto, é possível estar mais disposto praticando a atividade física. Os primeiros dias serão cruciais para que você consiga se adaptar. Mas depois de sua adaptação, você sentirá uma melhora significativa.

Ajuda o sistema cardiovascular e respiratório

Muitas doenças do sistema cardiorrespiratório estão ligadas ao sedentarismo. Dessa forma, praticar atividades físicas reduz o excesso de gordura corporal e auxilia na saúde do seu sistema cardiovascular e respiratório.

Ajuda na prevenção de doenças metabólicas

As doenças metabólicas, como diabetes e tireoide estão diretamente ligadas a um estilo de vida não saudável. Sendo assim, realizar atividades físicas, ter uma boa alimentação e dormir bem ajudam na prevenção dessas doenças.

E você, tem praticado alguma atividade física? Compartilhe sua experiência conosco, deixando seu comentário!