Benefícios do café para viver mais e melhor

Uma paixão com diversas propriedades benéficas.

Benefícios do café para viver mais e melhor
17/09/2019
Por: Funerária Araújo-Orsola

O café, sem dúvida alguma, faz parte do dia a dia das pessoas. Algumas só começam o dia bem após tomarem essa bebida energizante, outras adotam o cafezinho como elemento essencial para conversas e encontros, e outras ainda têm um verdadeiro fascínio pela bebida.

 

Uma paixão

O café pode representar uma grande paixão para muitos, visto que, existem pessoas que não abrem mão e adoram sua essência. Alguns apreciadores são tão fascinados que sabem distinguir seus sabores, tipos e aromas. Muitos adoram aqueles desenhos feitos na espuma do café expresso, chamados “latte art”.

Aliás, não só representa uma paixão como também possui diversas propriedades benéficas. Conheça os benefícios do café para viver mais e melhor.

 

Atua como estimulante

O café contém cafeína, substância responsável por estimular e gerar energia ao nosso organismo, acelerando o metabolismo, promovendo o bom funcionamento do corpo.

 

Possui substâncias antioxidantes

Devido às suas propriedades antioxidantes, o café aumenta as defesas do sistema imunológico, prevenindo doenças, além de combater o envelhecimento precoce das células.

 

Gera bem-estar

A ingestão do café ativa um neurotransmissor, promovendo a sensação de bem-estar, através da liberação de hormônios como a dopamina.

 

Rico em ácidos graxos e vitaminas

Essa bebida possui inúmeros nutrientes benéficos para a saúde, como ácidos graxos e vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do organismo em geral.

 

 Artigos Relacionados

 

Ajuda a emagrecer

Em decorrência do aumento do metabolismo e dos ácidos graxos que o café contém, o consumo da bebida pode auxiliar na perda de peso, pois, acelera o gasto calórico e regula o funcionamento do organismo.

 

Estimula a digestão

Aumenta os movimentos gastrointestinais, estimulando o reflexo do estômago e da parte final do intestino grosso (retosigmoide), desse modo, auxilia e facilita a digestão.

 

Previne doenças

Estudos apontam que a ingestão de café em doses recomendadas auxilia a saúde e previne doenças, como problemas cardiovasculares, sintomas de asma, diabetes, depressão, doenças no fígado, cânceres, doenças neurodegenerativas (mal de Parkinson e Alzheimer) entre outros.

 

Dose diária ideal

O café possui todos esses benefícios, no entanto, assim como qualquer outra coisa, em excesso pode representar efeitos negativos.

Como o café possui propriedades estimulantes devido à cafeína presente em sua composição, é importante não exagerar. O aconselhado é consumir, no máximo 450 mg diárias, ou seja, o equivalente a três xícaras de 150 ml por dia. No caso de gestantes, a dose diária ideal é ainda menor, correspondente a 300 mg por dia.

Portanto, o ideal é ter moderação em seu consumo para não desencadear efeitos colaterais.

 

Receba conteudo em seu email quadrado

 

Como usufruir dos efeitos benéficos do café?

O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para água. Porém, alguns aspectos podem diminuir seus benefícios. Saiba como evitar a perda dessas propriedades e usufruir de todos os efeitos benéficos

 

Evite adicionar açúcar ou adoçante

Ao adicionar açúcar ou adoçante no café perde-se o sabor real, mascarando as peculiaridades do gosto da bebida.

Portanto, uma dica para quem não consegue tomar o café sem adoçá-lo é adicionar um pouco de canela em pó. Além de adoçar a bebida de forma natural, a canela potencializa os efeitos do café, como a queima de calorias através da sua propriedade termogênica.

 

Dê preferência aos grãos moídos na hora

Certamente, você já sentiu o aroma do café moído na hora. Além de ter um cheiro maravilhoso, suas propriedades são melhores preservadas pois, assim como as frutas, com o passar do tempo o café em pó perde suas propriedades e oxida.

Uma boa opção é investir em cafeteiras que possam moer os grãos, ou até mesmo um pequeno moedor específico. Dessa forma, é possível usufruir das propriedades e sentir a diferença também no paladar, pois o gosto do café moído na hora é mais saboroso.

 

Tenha atenção ao armazenamento

O armazenamento inadequado também influencia na perda de propriedades do café, portanto, o ideal é não guardá-lo na geladeira para não pegar umidade e nem mesmo deixá-lo próximo de temperos ou outros produtos, pois isso pode interferir em seu sabor.

Como resultado, podemos afirmar que o café é uma substância poderosa para saúde, pois além de ter propriedades que previnem o envelhecimento precoce também combate e previne a incidência de muitas doenças.

 

Como você gosta de tomar o seu cafezinho? Compartilhe com a gente suas dicas!

 

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.