Animais de estimação e o luto: como os pets podem ajudar na superação

Ao nos dedicarmos a eles é possível nos contagiarmos com a alegria que transmitem.

Animais de estimação e o luto: como os pets podem ajudar na superação
30/09/2021
Por: Funerária Araújo-Orsola

Que os bichinhos são ótimos companheiros no dia a dia todo mundo já sabe. Mas, você sabia que eles também podem ajudar no luto? 

Na relação animais de estimação e o luto, pode-se dizer que a convivência entre o pet e o humano ajuda no enfrentamento da perda de um ente querido, pois ao nos dedicarmos a eles é possível nos contagiarmos com a alegria que transmitem.

Como nos motivam a interagir com o mundo externo e proporcionam momentos de descontração, nos ajudam a colocar a dor de lado, a ter menos ansiedade e a não nos sentirmos sozinhos. E ao melhorarem nosso bem-estar emocional, nos ajudando a passar por momentos difíceis de tristeza profunda, solidão e dor, nos auxiliam em tudo que envolve processos de perda, inclusive com a depressão.

O luto é um momento difícil, mas ter familiares, amigos e animais de estimação por perto nos ajuda a relaxar e a nos sentir cercados por carinho.

 

Animais de estimação e o luto: como os pets podem ajudar

Ao cuidarmos e brincarmos com os bichinhos, baixamos nosso nível de ansiedade e melhoramos nosso humor. Isso ocorre devido ao aumento da produção de serotonina e dopamina, substâncias benéficas para o organismo.

Só de olharmos fixamente para um cachorro, nosso cérebro passa a produzir mais hormônio oxitocina, também chamado de hormônio da felicidade, o que nos deixa menos ansiosos e mais calmos.

Contar com um animal de estimação durante o luto traz alguns benefícios. Os sentimentos negativos e a possibilidade de depressão são reduzidos, pois eles proporcionam menos estresse, mais energia, distrações e momentos de relaxamento, nos proporcionando benefícios mentais e físicos.

 

Artigos Relacionados

 

Benefícios comprovados

Pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida descobriram que os pets ajudam a combater o luto após a perda de alguém amado.

O estudo avaliou pessoas de 50 anos ou mais que perderam seu cônjuge e apresentavam sintomas de depressão e solidão, comparando as que tinham a companhia de pets com as que não tinham. 

As pessoas sem um animal de estimação experimentaram aumentos mais significativos nos sintomas depressivos e maior solidão do que aqueles que tinham um pet.

 

Bem ao coração

Os benefícios não se resumem apenas à relação animais de estimação e o luto. Segundo a Associação Americana de Saúde do Coração, esse vínculo entre humano e pet diminui os riscos de doenças cardíacas, reduz a pressão arterial, colesterol e taxas de triglicérides, além disso, aumenta o tempo de vida.

Existem, inclusive, raças caninas que apresentam um temperamento e comportamentos mais dóceis, como Poodle, Yorkshire e Boxer. E os gatos, ainda que sejam mais independentes, também gostam muito de um chamego.

Aqueles que escolhem adotar um pet achado na rua também ganham um grande companheiro, fiel e amoroso, e que demonstram  isso como gratidão.

 

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

O carinho de pessoas também é imprescindível para lidar com o luto

No entanto, além dessa convivência com o pet, seja ele qual for, também é importante buscarmos o carinho das pessoas que amamos.

Pois, ainda que os animais de estimação nos façam companhia demonstrando sua lealdade, é importante conversar durante algumas situações do cotidiano. E isso o bichinho não pode oferecer.

Fale sobre a pessoa que partiu, exponha suas emoções e coloque a sua dor para fora. Além de ficar mais fácil, o tempo também passa mais rápido.

Ao terminar a conversa, dê um abraço no seu familiar ou amigo. Isso também pode ser considerado um tipo de terapia para superar o luto.

Quer saber mais sobre a relação animais de estimação e o luto ou tem alguma dica para enfrentar um momento de perda? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas que estão lidando com o luto.

Veja mais

Como lidar com a saudade causada pelo luto

Como lidar com a saudade causada pelo luto

18/10/2021
A saudade pode ser representada de várias maneiras, sendo um sentimento ligado às lembranças boas... Continue lendo.
Por que homenageamos falecidos com coroa de flores

Por que homenageamos falecidos com coroa de flores?

08/10/2021
É costume enviar coroa de flores ao velório, como última homenagem à pessoa falecida e também... Continue lendo.
5 dificuldades enfrentadas por quem não tem um plano funerário

5 dificuldades enfrentadas por quem não tem um plano funerário

30/09/2021
Quem não tem um plano funerário infelizmente enfrenta alguns problemas diante de um momento... Continue lendo.

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.