Que os bichinhos são ótimos companheiros no dia a dia todo mundo já sabe. Mas, você sabia que eles também podem ajudar no luto? 

Na relação animais de estimação e o luto, pode-se dizer que a convivência entre o pet e o humano ajuda no enfrentamento da perda de um ente querido, pois ao nos dedicarmos a eles é possível nos contagiarmos com a alegria que transmitem.

Como nos motivam a interagir com o mundo externo e proporcionam momentos de descontração, nos ajudam a colocar a dor de lado, a ter menos ansiedade e a não nos sentirmos sozinhos. E ao melhorarem nosso bem-estar emocional, nos ajudando a passar por momentos difíceis de tristeza profunda, solidão e dor, nos auxiliam em tudo que envolve processos de perda, inclusive com a depressão.

O luto é um momento difícil, mas ter familiares, amigos e animais de estimação por perto nos ajuda a relaxar e a nos sentir cercados por carinho.

Animais de estimação e o luto: como os pets podem ajudar

Ao cuidarmos e brincarmos com os bichinhos, baixamos nosso nível de ansiedade e melhoramos nosso humor. Isso ocorre devido ao aumento da produção de serotonina e dopamina, substâncias benéficas para o organismo.

Só de olharmos fixamente para um cachorro, nosso cérebro passa a produzir mais hormônio oxitocina, também chamado de hormônio da felicidade, o que nos deixa menos ansiosos e mais calmos.

Contar com um animal de estimação durante o luto traz alguns benefícios. Os sentimentos negativos e a possibilidade de depressão são reduzidos, pois eles proporcionam menos estresse, mais energia, distrações e momentos de relaxamento, nos proporcionando benefícios mentais e físicos.

Benefícios comprovados

Pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida descobriram que os pets ajudam a combater o luto após a perda de alguém amado.

O estudo avaliou pessoas de 50 anos ou mais que perderam seu cônjuge e apresentavam sintomas de depressão e solidão, comparando as que tinham a companhia de pets com as que não tinham. 

As pessoas sem um animal de estimação experimentaram aumentos mais significativos nos sintomas depressivos e maior solidão do que aqueles que tinham um pet.

Bem ao coração

Os benefícios não se resumem apenas à relação animais de estimação e o luto. Segundo a Associação Americana de Saúde do Coração, esse vínculo entre humano e pet diminui os riscos de doenças cardíacas, reduz a pressão arterial, colesterol e taxas de triglicérides, além disso, aumenta o tempo de vida.

Existem, inclusive, raças caninas que apresentam um temperamento e comportamentos mais dóceis, como Poodle, Yorkshire e Boxer. E os gatos, ainda que sejam mais independentes, também gostam muito de um chamego.

Aqueles que escolhem adotar um pet achado na rua também ganham um grande companheiro, fiel e amoroso, e que demonstram  isso como gratidão.

O carinho de pessoas também é imprescindível para lidar com o luto

No entanto, além dessa convivência com o pet, seja ele qual for, também é importante buscarmos o carinho das pessoas que amamos.

Pois, ainda que os animais de estimação nos façam companhia demonstrando sua lealdade, é importante conversar durante algumas situações do cotidiano. E isso o bichinho não pode oferecer.

Fale sobre a pessoa que partiu, exponha suas emoções e coloque a sua dor para fora. Além de ficar mais fácil, o tempo também passa mais rápido.

Ao terminar a conversa, dê um abraço no seu familiar ou amigo. Isso também pode ser considerado um tipo de terapia para superar o luto.

Quer saber mais sobre a relação animais de estimação e o luto ou tem alguma dica para enfrentar um momento de perda? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas que estão lidando com o luto.