Mais que um simples hábito, a tradição de acender velas acompanha inúmeros povos de diversas religiões diferentes.
Mas qual é o significado dessa tradição? Para esclarecer essa dúvida, confira algumas informações sobre o assunto!
Acender vela aos mortos é orar
Mundo afora, independentemente da fé que se professe, acender velas aos mortos significa orar, pedindo discernimento e paz para si (a fim de aprender a lidar melhor com a perda), e invocando a presença e a luz de Deus para iluminar o caminho de alguém querido, como uma espécie de celebração de passagem de uma vida terrena para outra, num plano espiritual.
Além de ser uma forma de demonstrar o carinho e cuidado que ainda se tem pelo ente querido que partiu, acender uma vela no túmulo de uma pessoa significa a esperança de uma vida eterna, e que quem foi sepultado tinha uma fé viva e irradiava luz ao seu redor.
A fé pressupõe uma vida em Deus. Da mesma forma, a vela acesa no túmulo de uma pessoa cristã representa a presença de Deus e, portanto, indica que ali é um local propício para orações e pedidos de paz.
Tradição do Dia de Finados
Celebrado no dia 02 de novembro de cada ano, o Dia de Finados gera um aumento considerável no cumprimento da tradição de acender velas aos mortos.
Nesse dia, independentemente de religião ou cultura, muitos fiéis se dirigem aos cemitérios, com a finalidade de acender velas e orar pelas almas de seus parentes e amigos falecidos.
E embora muito pouco se fale a respeito, há ainda aqueles que se dirigem ao cemitério como um ato de fé e caridade, exclusivamente para orar pelas almas dos que, por algum motivo, se considera que foram “esquecidos” por seus familiares.
Mesmo que várias culturas possuam hábitos ou celebrações de memória aos mortos e cada qual realize seus próprios rituais conforme suas crenças, um hábito em comum na maioria delas é o ato de acender velas aos mortos. Leia também Como é celebrado o Dia de Finados ao redor do mundo.
Artigos Relacionados
Para os católicos
No catolicismo, o ato de acender velas pode assumir significados variados, como, por exemplo, representar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Pode ainda ser um ato de lembrar em oração de alguém que se foi, ou pedir a misericórdia de Deus pelas almas.
Velas: uma representação da luz
As velas são símbolos ligados à espiritualidade, independentemente de religião.
Segundo a fé cristã, nos momentos em vida, como o batismo, por exemplo, a luz da vela representa a fé que ilumina a vida da pessoa em questão.
Já aos falecidos, acender uma vela representa a ideia de que os entes queridos permanecem ao lado de Deus, na eternidade.
A maneira como uma pessoa lida com a morte de seus entes queridos pode se refletir na maneira como lida com as pessoas que a cercam em vida, uma vez que, de certa forma, representa o valor que se dá à vida em si.
Assim, quando uma vela é acesa aos mortos, simboliza uma ligação entre os seres humanos e um plano superior.
Fogo: uma representação da vida
Desde os tempos mais remotos, o fogo e a luz já possuíam a conotação de sinal de vida: onde havia luz emanada através de uma janela, ou fumaça saindo de alguma chaminé, significava que havia alguém em casa.
A Bíblia traz uma passagem onde Jesus ilustra a luz da fé ao mencionar que não se acende uma vela para colocá-la debaixo de uma mesa, e sim sobre um castiçal, de modo que ilumine a todos em casa. E continua ainda a comparação da fé com a vela acesa, dizendo que aquele que vive verdadeiramente sua fé, evita o mal e pratica o amor de Deus, brilha como a luz e ilumina a todos à sua volta.
Com base nessa e em muitas outras passagens de fé, os católicos consideram que acender velas aos mortos é um ato muito importante, que representa a fé humana e o amor de Deus durante a vida e após seu término.
O fogo, portanto, representa o lado espiritual, uma forma de comunicação com Deus e com tudo o que é divino, o que torna a ação de acender velas mais que uma simples “comunicação com o outro lado”: um ato de iluminação e, por consequência, de transformação e purificação da alma.
Velas brancas simbolizam a paz
Embora muitas culturas e religiões diferentes utilizem velas em momentos de despedida, os hábitos mais difundidos ainda são os da igreja católica, cujos fiéis acendem velas brancas, com o significado de busca da paz e harmonia.
Como em diferentes contextos, a cor branca simboliza a paz, o objetivo de homenagear aos mortos e despedir-se deles acendendo velas brancas está ligado à sensação de calma, paz e sossego, ou seja, tudo que se deseja para o descanso definitivo daqueles que se foram.
Quer saber mais sobre a tradição ou conhece algum outro significado do hábito de acender velas aos mortos? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Será uma satisfação para nós!