Estamos em pleno Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio, e sabemos que o que leva as pessoas a tomarem atitudes extremas é a fragilidade e vulnerabilidade psicológica e social.

Pensando sempre no seu bem-estar, elencamos algumas dicas para fortalecer a saúde mental, mantendo-a em equilíbrio e longe de pensamentos e energias negativas.

1. Diga algo positivo sobre você 

Estudos apontam que o modo como você pensa sobre si mesmo tem influência sobre o modo como se sente. Desta forma, quando você se olha de maneira negativa, isso irá influenciar nas experiências e também no que acontece à sua volta.

Portanto, para fortalecer a saúde mental, use palavras que aumentem a sua autoestima e promovam sentimentos de poder pessoal. Confira também nosso artigo 9 Dicas de como afastar pensamentos negativos.

2. Escreva uma lista de gratidão 

A gratidão está relacionada a uma significativa melhora em seu bem-estar, assim como no sentimento de felicidade e na saúde mental, como um todo.

Pesquisas indicam que a melhor maneira de aumentar o sentimento de felicidade escrever diariamente uma lista de gratidão.

Contemplar esse sentimento alimenta uma sensação muito boa, por isso busque algo pelo qual você seja grato e deixe com que esse sentimento preencha seu coração.

3. Traga consciência para as atividades de rotina

Concentrar-se naquilo que está fazendo no momento é uma ótima maneira de se manter no estado presente, evitar lembranças ou emoções negativas e fortalecer a saúde mental.

Trazer consciência e prestar atenção às sensações físicas como gostos, cheiros e sons durante atividades de rotina ajudam na concentração. Então, se sua mente se dispersar, traga-a de volta prestando atenção no que você está fazendo.

Artigos Relacionados

4. Exercite-se para fortalecer a saúde mental

Atividades físicas estimulam a liberação de endorfina, hormônio responsável pela redução do estresse e pela sensação de bem-estar e felicidade. Os exercícios são um importante aliado para combater a depressão, estresse e ansiedade.

Portanto, busque maneiras de adicionar os exercícios em sua rotina, mesmo que pequenas doses diárias como fazer uma caminhada curta ou subir escadas.

Se quer aproveitar ainda mais os benefícios dos exercícios físicos na sua vida, dedique ao menos 20 minutos diários para a prática, de preferência ao ar livre. A exposição aos raios de sol contribui para a produção e absorção de vitamina D, responsável pelo cálcio que dará mais saúde aos ossos. Mas fuja do sol forte.

 

5. Alimente-se bem

A alimentação nutre o corpo e também o cérebro, então busque ter uma alimentação equilibrada e saudável para fortalecer a saúde mental.

Estudos apontam que além de melhorarem o humor, os nutrientes também restauram a integridade da estrutura de células cerebrais, necessárias para as funções cognitivas de nossa mente.

Alimentos ricos em carboidratos, estimulam a produção da serotonina, hormônio responsável pelo relaxamento corporal. Já as proteínas aumentam a sensação de saciedade e as frutas, verduras e legumes, possuem nutrientes que suprem as células do corpo, inclusive as que afetam os reguladores do humor..

 

6. Abra-se para alguém

Fechar-se em um casulo nem sempre é a melhor opção. Encontre alguém para dividir seus problemas e angústias. Pode ser um profissional como psicólogo ou psiquiatra, ou algum amigo ou familiar. Sentir que você é importante para outras pessoas, vai ajudá-lo a pensar de maneira mais positiva.

Além disso, ter mais confiança em si mesmo, contribui para seu bem-estar emocional e fica cada vez mais fácil reconhecer seus pontos positivos e suas virtudes.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

7. Seja útil para alguém

Estudos sugerem que fazer algo por outra pessoa tem efeito positivo em como você se sente consigo mesmo.

Ser gentil e útil também contribui para aumentar a autoestima. Ajudar os outros possibilita que você encontre um significado positivo para enriquecer e expandir sua vida.

8. Faça uma pausa

Quando tudo parecer demais, faça uma pausa e afaste-se de qualquer coisa que cause estresse, até que se sinta melhor.

Coisas simples como uma breve caminhada, olhar o horizonte ou um exercício de respiração, podem ajudar a se acalmar. Experimente fechar os olhos e respirar profundo e pausadamente 10 vezes seguidas.

 

9. Procure manter uma rotina do sono 

Pesquisas mostram que a privação de sono possui efeitos negativos em relação ao humor. Por isso, é importante estabelecer uma rotina de sono, ir para a cama sempre no mesmo horário e praticar hábitos saudáveis para ter um melhor repouso.

Uma hora antes de descansar é aconselhável desligar as telas e deixar a cama apenas para relaxar e dormir, também evite bebidas com cafeína.

Comece a seguir essas dicas hoje mesmo e não aguarde o início de uma crise para mudar seus hábitos. É mais fácil iniciar novos hábitos quando está se sentindo forte, por isso comece agora a fortalecer sua saúde mental.

Quer mais dicas como essas ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!