A vida é cheia de percalços, mas é fundamental seguir em frente, sem deixar que pensamentos negativos nos dominem. Mesmo quando tudo parece fora de controle, é necessário cuidarmos das nossas emoções.

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio e a Campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a todos sobre a importância de falar sobre o assunto.

Então, se você estiver com pensamentos negativos, saiba que pode evitar medidas drásticas.

Basta ter algumas atitudes para mudá-los e buscar ajuda. Veja a seguir como afastar os pensamentos negativos.

 

1. Não sinta vergonha 

Não tenha vergonha de seus pensamentos. Muitas pessoas ao nosso redor passam pela mesma situação, sem que tenhamos consciência disso.

Portanto, não pense que está sozinho, caso já tenha escutado falar que atos suicidas são covardia, se desfaça dessa ideia. Encare os seus sentimentos como algo sério e saiba que é possível superá-los.

Lembre-se de que ninguém é perfeito, e cultive a autoaceitação. Todo mundo é capaz de progredir e melhorar.

 

2. Procure ajuda o quanto antes 

Quando os pensamentos negativos vêm à mente, é comum acreditar que ninguém pode ajudar e que atitudes drásticas irão solucionar os problemas.

Mas, é preciso ter forças para combater esses pensamentos e buscar ajuda com pessoas de confiança, principalmente, com profissionais da saúde.

Saiba que uma equipe médica estará preparada para auxiliar com soluções para essa luta que vem enfrentando.

3. Acredite que há solução 

Acredite que você tem capacidade e força suficientes para vencer os problemas pelos quais está passando. Creia em si mesmo.

Crie metas, estabeleça planos de ação, encare os desafios diários, determine soluções para os seus impasses.

Assim, é possível não apenas afastar os pensamentos negativos, como também ter mais ânimo e confiança.

Artigos Relacionados

4. Seja grato 

Ainda que seja difícil cultivar a gratidão neste momento, exercite esse sentimento, liste tudo aquilo que você tem a agradecer.

Seja grato pelas pequenas conquistas, por coisas do passado pelas quais você tem sentimentos bons. Pequenos detalhes fazem a diferença.

E, desse modo é possível reconhecer que ainda há muito a acontecer de bom em sua vida.

5. Conheça pessoas que já passaram pelo mesmo que você 

Saber que outras pessoas já passaram por aquilo que você está enfrentando agora e conseguiram superar é a melhor forma de comprovar que os problemas podem ser resolvidos sem que seja necessário adotar medidas extremas.

Então, procure um grupo de apoio, ouça as lições de cada história de superação e tenha em mente, diariamente, que outras pessoas conseguiram recuperar a saúde emocional e o bem-estar mental. Saiba que isso é apenas questão de tempo e você também vai conseguir.

6. Priorize o descanso noturno 

Sono sem qualidade pode afetar a produção de neurotransmissores e a liberação de hormônios, como serotonina e dopamina, que promovem a sensação de bem-estar, prazer e felicidade.

Então, priorize o seu descanso e evite qualquer coisa que possa atrapalhar nesse momento.

É essencial dormir de sete a oito horas por noite. Desta forma, você também ficará menos propenso a ter pensamentos negativos e terá melhor qualidade de vida.

7. Ocupe-se com o que lhe dá prazer 

É comum que os pensamentos negativos surjam quando a mente está desocupada.

Então, preencha o tempo livre com atividades que lhe dão prazer e deixe que boas emoções o ocupem.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

8. Busque algo que conforte

Assim que os pensamentos negativos vierem à mente, identifique algo que os deixe mais amenos.

Tente substituí-los por algo que lhe faça bem. Pode ser qualquer ação, desde fazer uma caminhada, ligar para conversar com uma pessoa querida ou até mesmo por meio da meditação.

O essencial é encontrar uma atividade que entretenha e possa substituir esses pensamentos ruins.

9. Afaste sentimentos ruins 

Alguns sentimentos ruins podem mexer com o psicológico mesmo daqueles que já se livraram dos pensamentos sobre medidas extremas, portanto, tente manter-se longe deles.

E, tenha atenção com tudo aquilo que pode provocar em você raciocínios e emoções prejudiciais à sua integridade psicológica e física.

Desse modo, você deve evitar todos os gatilhos mentais que despertem os pensamentos negativos.

Por fim, não deixe de procurar ajuda profissional, saiba que este é apenas um momento que você irá superar.

Se precisar conversar

O Centro de Valorização da Vida – CVV conta com canais de comunicação, como telefone, e-mail, chat online e voip via Skype, e está disponível 24 horas por dia, durante toda a semana.

Mesmo que você não tem certeza de que precisa de ajuda, pode entrar em contato com o órgão, sem receios. Basta acessar https://www.cvv.org.br/quero-conversar/