Confira 7 maneiras de aumentar a imunidade para enfrentar a Covid-19.

Certamente, as pessoas já sabem exatamente os cuidados a serem tomados para evitar a disseminação do vírus, devido a tantas informações relacionadas à pandemia a todo momento.

Mas, como se trata de uma doença altamente contagiosa, é preciso também dar uma atenção especial ao fortalecimento do sistema imunológico.

Desse modo, é essencial adotar medidas para aumentar a imunidade e combater a Covid-19, pois, o fortalecimento do sistema imunológico é essencial para a defesa do nosso organismo contra vírus, bactérias, fungos e invasores externos em geral.

Então, confira quais são as 7 maneiras de aumentar a imunidade para enfrentar a Covid-19.

1. Ter um sono de qualidade

Ter um sono de qualidade contribui para aumentar a imunidade, pois auxilia no processo de renovação das células.

Além disso, dormir bem é responsável por promover um equilíbrio maior dos hormônios, prevenindo também doenças infecciosas.  Nesse sentido, a recomendação é que o indivíduo adulto tenha um repouso de 7 a 8 horas por noite.

2. Controlar o estresse

Como o isolamento social pode ser um momento difícil para alguns, é comum observamos a falta de paciência e até mesmo o aumento do estresse.

Mas, além de não ser algo saudável o estresse também afeta a imunidade, portanto, o mais adequado é adotar medidas que contribuam para manutenção da nossa saúde mental.

Para isso, a dica é buscar a meditação, técnicas de respiração para relaxar ou até mesmo a leitura de um livro para se distrair. Assim, será possível controlar o estresse, reduzir a ansiedade e ver o tempo passar com mais rapidez.

Receba conteúdo em seu email - Orsola 

 

3. Evitar o consumo de bebida alcoólica

O consumo de álcool enfraquece nosso sistema imunológico e nos deixa mais suscetíveis a ter doenças respiratórias.

Portanto, o mais indicado é suspender o consumo ou pelo menos limitar a ingestão da bebida alcoólica a no máximo uma dose por dia.

 

4. Ingerir alimentos saudáveis

A ingestão de alimentos saudáveis pode até não ser capaz de combater ou evitar o novo coronavírus, mas alguns deles podem aumentar a imunidade e fortalecer o nosso organismo.

Veja alguns alimentos saudáveis que ajudam a aumentar a imunidade:

  • Verduras verde escuras, tais como: espinafre, rúcula e agrião, que são fontes de vitaminas e antioxidantes.

  • Alho, gengibre e cebola, que também são importantes aliados para auxiliar no combate de vírus e bactérias.

  • Frutas ricas em vitamina C como: acerola, cítricos e papaia.

  • Alimentos ricos em selênio e zinco, como: castanha do pará e amêndoas.

  • Alimentos antioxidantes como gojiberry, mirtilo e açaí, que também ajudam as células de defesas.

Sobretudo, siga uma dieta saudável e balanceada, preferencialmente, com a adição desses alimentos em seu cardápio. E não se esqueça de higienizar  alimentos na cozinha de forma correta.

Artigos Relacionados

 

5. Fazer atividade física

A prática de atividades físicas de intensidade leve a moderada, além de fortalecer fisicamente, auxilia na circulação das células de defesa e também contribui para saúde mental.

Portanto, não deixe de alongar-se e fazer caminhadas leves ou exercícios aeróbicos em casa mesmo. Para isso, confira nosso artigo Exercícios em casa: 8 dicas para se dar bem com a saúde

6- Beber muita água

Nosso corpo é composto, em sua maior parte por líquido, e é justamente por isso que a hidratação é fundamental para o organismo. Beber água é importante para a saúde física e mental.

A água é responsável pelo bom funcionamento de todos os órgãos e células e por defender o organismo contra agentes invasores e infecciosos. Então, o recomendado é beber, no mínimo, dois litros de água todos os dias.

 

7- Tomar sol

A vitamina D protege o sistema respiratório e ainda ajuda a reduzir a incidência de doenças infecciosas respiratórias agudas.

E como a “vitamina do sol” (como também é chamada a vitamina D) é produzida em nossa pele em resposta à luz solar, o indicado é tomar sol todos os dias. E caso os níveis estejam baixos, é necessário fazer uma suplementação. Para saber a dose ideal, fale com seu médico.

Essas foram algumas dicas para você aumentar a imunidade e enfrentar a Covid-19. Lembre-se também de seguir todas as recomendações de higiene.

 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!