A morte de um familiar é sempre algo difícil de lidar. Confira o artigo “5 situações geradas pela morte de um familiar”. Mesmo sabendo que não somos eternos, nunca estaremos preparados. No entanto é importante deixar sua família devidamente amparada.

Nossa rotina, muitas vezes, nos impede de planejar isso. Mas esse amparo é uma questão de amor.

Para tanto, separamos 7 dicas para deixar sua família amparada. Elas são úteis não apenas quando há a morte de um familiar, mas também para organizar sua vida.

1 – Prepare um testamento

Quando possuímos bens é preciso pensar para quem desejamos deixá-los. Uma das situações de morte se constitui na disputa por bens ou no pagamento de um inventário.

Um testamento evita problemas futuros e é a melhor maneira de garantir que todos receberão uma parte do que lhes é de direito.

2 – Faça um plano funerário

A morte de um familiar gera despesas. Muitas vezes, a família pode ficar tão abalada que não saberá lidar com estas questões.

Ao contratar um plano funerário, a empresa cuida de todo o trâmite relacionado ao funeral, permitindo que esse momento seja o menos doloroso possível.

Esse é um assunto que pode ser tratado desde já, além disso, um plano funerário pode incluir várias pessoas. Leia também o artigo “Tudo o que você precisa saber sobre custos com funerais”.

Receba conteudo em seu email quadrado31

3 –  Deixe suas finanças organizadas

A morte de um familiar pode deixar os familiares desorientados e sem saber como lidar com as finanças.

Por isso, é importante manter tudo organizado: documentos, contas a pagar, contas a receber, como investir, no que investir. Se você tem um negócio, é muito importante fazer com que sua família participe dele para que ela saiba como cuidá-lo.

4 – Faça algumas reservas de emergência

Quando possível, o melhor a se fazer é uma reserva de emergência. Ela garantirá que sua família tenha recursos para qualquer tipo de imprevisto.

5 – Tenha pelo menos duas pessoas de confiança

Ter alguém de confiança é muito importante quando ocorre a morte de um familiar. Essa pessoa saberá como agir, o que você deseja fazer com seus bens, e como lidar em diversas situações.

É importante que você tenha duas pessoas de confiança, que ajudarão a zelar e coordenar as coisas. Entre as pessoas você pode escolher um familiar e um advogado por exemplo. Outro fato importante é que você deve consultar o que pode ou não fazer com os seus bens dentro de um testamento, para que ele se torne válido.

Não se esqueça de deixar tudo devidamente registrado em cartório para que não haja problemas futuros. Afinal de contas, a intenção aqui é deixar tudo organizado e não causar mais problemas.

6 – Faça um seguro de vida

Um seguro de vida também é muito importante caso ocorra a morte de um familiar. Ele garantirá que a família receba uma quantia em dinheiro, conforme o tipo de seguro estabelecido.

O seguro de vida é a melhor forma de garantir que sua família fique amparada. Confira nosso Checklist Documentos necessários para entrada na pensão por morte.

7 – Não faça distinções entre familiares

Para finalizar, se você realmente deseja deixar todos amparados é necessário que não faça distinções entre seus familiares.

Por mais que você tenha uma pessoa pela qual tem muita estima e consideração, para não causar desconfortos, o ideal é que faça uma partilha de bens adequada.

See the source image

 

Assim como nos programamos para outras coisas na vida, nos programar para a morte também é importante. Este planejamento irá permitir que nossa família passe por situações ou surpresas indesejadas neste momento que já é tão difícil para todos.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma opinião sobre o assunto? Compartilhe conosco. Será um prazer para nós!