Você sabia que os benefícios da gratidão são comprovados cientificamente?

Ser grato pelos momentos bons é um dos melhores remédios para a alma. A gratidão é uma prática que leva à alegria, à saúde mental e às relações saudáveis.

No entanto, muitas vezes nos esquecemos ou não sabemos como expressar gratidão, nos concentrando apenas nas coisas ruins.

O que é gratidão

Gratidão é o ato de reconhecer quando alguém nos concede algum auxílio ou benefício. É admitir como verdadeiras as dádivas que a vida nos proporciona. Gratidão é agradecimento.

Receba conteúdo em seu e-mail

 

6 benefícios da gratidão comprovados pela ciência

 

1. Dá sentido à nossa vida

Entre os benefícios da gratidão, está o fato de que ela nos dá uma noção de propósito e nos ajuda a perceber como as coisas boas que acontecem em nossas vidas são importantes e significativas.

 

2. Melhora os relacionamentos

A gratidão tem o poder de melhorar nosso convívio social. Ao sermos gratos pelos relacionamentos que temos, demonstramos boa educação e apreço pelas pessoas.

Em contrapartida, estas se sentem especiais e se mostram mais disponíveis e dispostas a nos ajudar, reforçando nossos laços.

 

3.  Favorece o bem-estar 

Promover bem-estar está entre os benefícios da gratidão.

Quando a praticamos, temos a capacidade de nos sentir mais satisfeitos e felizes, mesmo diante das adversidades da vida.

 

4. Melhora a saúde mental

Quanto mais somos gratos, mais satisfação sentimos. E a satisfação estimula nossa saúde mental, renovando nossos pensamentos e nos abrindo para o bom das coisas e dos acontecimentos.

Quando nos concentramos nas coisas boas, sentimos menos ansiedade e depressão, proporcionando a nós mesmos mais experiências e estados emocionais positivos para a nossa vida.

 

5. Beneficia a saúde física 

A gratidão não só melhora a nossa saúde mental, como também tem um impacto positivo na nossa saúde física.

Estudos mostram que pessoas mais gratas têm maior resistência ao estresse e às doenças.

 

6. Evita a depressão 

Quando falamos sobre os benefícios da gratidão, é possível afirmar que ela evita a depressão.

Pessoas que expressam gratidão regularmente têm menos pensamentos negativos e depressivos.

E o conjunto de pensamentos bons e a manutenção da condição saudável do corpo é capaz de nos proteger contra transtornos depressivos.

Artigos Relacionados

 

Como exercitar a gratidão

Após conhecer os benefícios da gratidão, é importante entender que trata-se de um sentimento, uma virtude que, assim como o perdão, precisa ser exercitado e cultivado, mesmo quando as condições não parecerem tão propícias.

Ser grato é doar os pensamentos em agradecimento. Essa prática pode ser tornar uma cura para muitas das nossas feridas mais internas, já que nos ajuda a ver o lado positivo das coisas, nos motiva a continuar em busca de nossos objetivos e nos mantém conectados com aqueles que nos amam.

 

Para exercitar a gratidão

  • Nunca se esqueça das palavras “obrigado”, “por favor” e “com licença”

  • Valorize os momentos compartilhados

  • Seja gentil

  • Saiba ouvir

  • Esteja sempre pronto para ajudar

  • Expresse seu amor

 

Quando somos gratos, nos tornamos mais conscientes de nossas próprias bênçãos e dos esforços de outras pessoas para nos ajudar ou nos ensinar.

Portanto, a gratidão é uma das mais importantes virtudes que podemos praticar. Ela nos ajuda a nos conectar com o mundo, nos motiva a valorizar as pequenas coisas e nos dá uma perspectiva mais positiva da vida.

Pratique a gratidão e aproveite todos os benefícios que ela pode oferecer.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre os benefícios da gratidão? Deixe seu comentário em nossas redes sociais. Ficaremos satisfeitos se pudermos ajudar!

E-book Guia de segurança contra fraudes bancárias - baixe agora!