5 situações geradas pela morte de um familiar

O falecimento de um familiar pode mudar nossa perspectiva com relação a tudo.

5 situacoes geradas pela morte de um familiar
31/01/2019
Por: Funerária Araújo-Orsola

Perder alguém querido é sempre difícil. O fato traz saudade, tristeza e mágoas que demoram para cicatrizar. Trata-se de algo natural da vida, pelo qual todos terão de lidar um dia, em diferentes graus. Entretanto, a morte de um familiar pode trazer, ainda, outras complicações, tornando-se um gatilho para vários sentimentos e aspectos psicológicos. O falecimento de um familiar pode mudar nossa perspectiva com relação a tudo.

Confira também o artigo 10 maneiras de superar o medo da morte.

A seguir, cinco situações geradas pela morte de um familiar e como lidar com elas.

1 - Burocracia

 É necessário dar entrada em alguns documentos que dizem respeito ao funeral e atestado de óbito. Isso engloba também bancos e bens.

Quando a morte na família envolve herança e herdeiros é preciso consultar um advogado para que sejam divididas posses, pendências, entre outros, pois tudo entra na balança em meio ao luto.

2 - Imprevisto

 A segunda situação a ser enfrentada com a morte de um familiar é o imprevisto. Existem situações em que o acontecimento já é aguardado, no entanto, em outras, o acaso pode mudar planos e certezas e, como consequência, afetar outras combinações e relações de dependência.

3 - Dores

 O problema em questão envolve o luto em si. A morte de um familiar deixa lacunas impossíveis de preencher. Lidar com a morte é lidar com a dor, com a lembrança e com a possível necessidade de ser um ombro amigo, um ouvido aberto nesse momento de angústia.

4 - Entender a morte

Portanto a penúltima situação com a qual temos de lidar é saber que ela é só nossa. Por mais dolorosa que seja, é perceber como o mundo, mesmo depois do ocorrido, ainda vive.

graveyard-1417871_1920

5 - Seguir em frente

A última situação com a qual precisamos lidar quando acontece a morte de um familiar é entender que, tal qual o mundo, também é preciso seguir. Por mais difícil que seja, é preciso caminhar, porque a sua vida honra a vida que a pessoa teve.

A morte de um familiar deve ser sofrida na intensidade que for. Ela gera grandes problemas que tomam todos os aspectos do cotidiano. Entretanto, depois dela e de tudo que ela acarreta, ainda existe sua maior responsável: a vida.

Existe alguma outra situação que você julga importante listar? Deixe sua opinião. Ficaremos honrados em ler seu comentário.   

 

Veja mais

Como lidar com a saudade causada pelo luto

Como lidar com a saudade causada pelo luto

18/10/2021
A saudade pode ser representada de várias maneiras, sendo um sentimento ligado às lembranças boas... Continue lendo.
Por que homenageamos falecidos com coroa de flores

Por que homenageamos falecidos com coroa de flores?

08/10/2021
É costume enviar coroa de flores ao velório, como última homenagem à pessoa falecida e também... Continue lendo.
5 dificuldades enfrentadas por quem não tem um plano funerário

5 dificuldades enfrentadas por quem não tem um plano funerário

30/09/2021
Quem não tem um plano funerário infelizmente enfrenta alguns problemas diante de um momento... Continue lendo.

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.