Perder alguém querido é sempre difícil. O fato traz saudade, tristeza e mágoas que demoram para cicatrizar. Trata-se de algo natural da vida, pelo qual todos terão de lidar um dia, em diferentes graus. Entretanto, a morte de um familiar pode trazer, ainda, outras complicações, tornando-se um gatilho para vários sentimentos e aspectos psicológicos. O falecimento de um familiar pode mudar nossa perspectiva com relação a tudo.

Confira também o artigo 10 maneiras de superar o medo da morte.

A seguir, cinco situações geradas pela morte de um familiar e como lidar com elas.

1 – Burocracia

É necessário dar entrada em alguns documentos que dizem respeito ao funeral e atestado de óbito. Isso engloba também bancos e bens.

Quando a morte na família envolve herança e herdeiros é preciso consultar um advogado para que sejam divididas posses, pendências, entre outros, pois tudo entra na balança em meio ao luto.

2 – Imprevisto

A segunda situação a ser enfrentada com a morte de um familiar é o imprevisto. Existem situações em que o acontecimento já é aguardado, no entanto, em outras, o acaso pode mudar planos e certezas e, como consequência, afetar outras combinações e relações de dependência.

3 – Dores

O problema em questão envolve o luto em si. A morte de um familiar deixa lacunas impossíveis de preencher. Lidar com a morte é lidar com a dor, com a lembrança e com a possível necessidade de ser um ombro amigo, um ouvido aberto nesse momento de angústia.

4 – Entender a morte

Portanto a penúltima situação com a qual temos de lidar é saber que ela é só nossa. Por mais dolorosa que seja, é perceber como o mundo, mesmo depois do ocorrido, ainda vive.

graveyard-1417871_1920

5 – Seguir em frente

A última situação com a qual precisamos lidar quando acontece a morte de um familiar é entender que, tal qual o mundo, também é preciso seguir. Por mais difícil que seja, é preciso caminhar, porque a sua vida honra a vida que a pessoa teve.

A morte de um familiar deve ser sofrida na intensidade que for. Ela gera grandes problemas que tomam todos os aspectos do cotidiano. Entretanto, depois dela e de tudo que ela acarreta, ainda existe sua maior responsável: a vida.

Existe alguma outra situação que você julga importante listar? Deixe sua opinião. Ficaremos honrados em ler seu comentário.