Preparar o funeral de um familiar não é nada fácil, principalmente quando se está vivendo o luto e preparando-se para despedida. A família não tem cabeça para pensar em documentos, custos e organização em um momento tão sensível.

Por essa razão, o plano funerário garante que todos os cuidados sejam feitos através dos serviços mais adequados e humanizados, para que a família não precise se preocupar com os detalhes. Pensando nisso, elencamos 5 riscos que as famílias que não têm plano funerário podem correr.

1- Ter que resolver burocracia no momento do luto

De todos os benefícios oferecidos pelos planos funerários, a resolução da burocracia quanto aos elementos legais e organizacionais, em situação de morte, acaba sendo um apoio para a família no momento de luto.

Realmente é complicado ter que lidar com a burocracia, além de ter que tomar decisões ‘imediatas’ sobre a organização do funeral e enterro, sem contar com as preparações que precisam ser feitas. E tudo isso enquanto vive-se o luto e prepara-se para despedida de uma pessoa amada. A chance de atrasar todo o processo e aumentar o estresse do momento é grande quando é preciso resolver tudo sozinho. Ninguém quer passar por isso no momento de despedida de um ente querido.

E é nesse ponto que o plano funerário atua, assumindo a responsabilidade por esses detalhes no lugar da família, para que esta não precise resolver inúmeras coisas na correria quando apenas necessita parar e ter um momento de paz e silêncio, em sua própria intimidade, para lidar com os sentimentos que a situação envolve.

Artigos Relacionados

2- Danos emocionais

A morte está entrelaçada a inúmeros sentimentos conflitantes, sendo os principais e mais frequentes deles a raiva, a negação e a tristeza. Cada pessoa encara e vive esse momento de maneira pessoal e única, conforme suas próprias experiências de vida.

Mas é esperado que exista uma fragilidade emocional entre aqueles que estão de luto e todo apoio é necessário para alcançar a aceitação necessária para que a vida continue seguindo em frente. Ninguém quer e precisa passar por isso sozinho. Os planos funerários compreendem a carga emocional desse momento e, por isso, oferecem todo o aparato necessário para a família através de acompanhamento psicológico e suporte profissional com a terapia pós-óbito. O cuidado é integral e humanizado.

3- Serviços sem o respeito apropriado 

As chances de você acabar com um serviço inapropriado, sem um plano funerário, existem e podem ser bem altas, uma vez que nem todos estão comprometidos com um atendimento humanizado e respeitoso. E resolver os assuntos do enterro em cima da hora aumenta ainda mais os riscos de adquirir um desses serviços. As pessoas que estão vivenciando o luto não conseguem voltar a atenção para a decisão de qual a melhor empresa e serviços necessários para uma organização adequada para o funeral e o enterro, e isso é completamente compreensível.

Por essa razão, o plano funerário garante uma assistência já pré-estabelecida visando atender as esferas psicossociais e culturais que envolvem o funeral e o enterro, cuidando de tudo com todo o respeito e empatia possível.

Receba conteudo em seu email quadrado11

4- Custos Excessivos 

A maioria das pessoas não tem cabeça para pensar em assuntos financeiros após a morte de um ente querido e acaba aceitando qualquer coisas que lhes é oferecida no momento, o que resulta em custos exorbitantes. Quem conseguiria parar para fazer cálculos em um momento tão delicado?

Bem, com um plano funerário isso deixa de ser um empecilho, uma vez que decidido precocemente, todas as despesas e custos estarão cobertos. Assim a família não precisa se preocupar com despesas excessivas por qualquer tipo de serviço.

5- Imprevistos 

Ninguém é imune a imprevistos que possam acontecer quanto à organização do funeral, como uma dificuldade em conseguir coroas de flores ou  local para o velório. Os riscos dessas coisas acontecerem, quando não se está preparado para lidar com elas, aumentam bastante. Todavia, quando você adquire um plano funerário já toma todas essas decisões com antecedência e deixa esses assuntos sob os cuidados da empresa funerária. Redução de riscos e garantia do bom serviço prestado.


Você já possui um plano funerário? Se ainda não possui, conheça os planos que a Funerária Araújo – Orsola oferece. E se já possui, compartilhe conosco sua experiência!