25 dicas para viver melhor

É importante ter tranquilidade, usufruir da nossa saúde e aproveitar cada oportunidade.

25 dicas para viver melhor
12/03/2019
Por: Funerária Araújo-Orsola

Viver é uma dádiva e deve ser aproveitada em seus mínimos detalhes. Isso quer dizer que precisamos encontrar maneiras de aproveitar o tempo que temos e ter acesso a boas dicas pode ajudar nessa busca.

Não basta simplesmente acordar, trabalhar e dormir, viver não se resume a apenas isso. É importante ter tranquilidade, usufruir da nossa saúde e aproveitar cada oportunidade.

Neste artigo, listamos 25 dicas para viver melhor. Aproveite a leitura para descobrir o quanto você pode ter paz, tranquilidade e qualidade de vida.

 

1 – Pratique exercícios

A prática de exercícios é uma ótima maneira de manter a saúde. Isso porque ela evita o acúmulo de gordura (responsável por diversas doenças), eleva a autoestima e é capaz de produzir hormônios que provocam o bem-estar.

Dessa forma, quem pratica exercícios está sempre bem disposto para realizar suas atividades do dia a dia de maneira mais satisfatória e feliz.

Por isso, invista em uma atividade física. A caminhada, natação ou hidroginástica são indicadas para todas as idades.

 

2 – Cuide da sua mente

A sua mente é um dos bens mais preciosos que você tem, e já dizia o velho ditado: “Mente saudável, corpo saudável”. Os cuidados psicológicos são uma das dicas para viver melhor, pois eles são capazes de influenciar o modo como você se relaciona com as pessoas e consigo mesmo.

Buscar ajuda profissional quando necessário é importante para que você se mantenha bem.

 

3- Alimente-se bem

A alimentação é uma das práticas que podem nos ajudar a viver bem. Ao consumir os alimentos de forma adequada você aumenta a sua expectativa de vida e reduz os riscos de ficar doente.

Para que você consiga saber qual é a dieta adequada para você, consulte um nutricionista.

 

4- Esforce-se para ser sorridente

O sorriso é uma das qualidades do ser humano e também uma das dicas para viver bem.

É através do sorriso que transmitimos coisas boas para os outros e também para nós mesmos.

Adquira o hábito de visitar o seu dentista periodicamente para manter o seu sorriso sempre lindo.

 

5- Faça exames regularmente

Fazer exames preventivos é fundamental para a manutenção da sua saúde, por isso não se esqueça de realizar o exame de próstata, mamografia entre outros exames anuais.

 

6- Consulte um médico clínico geral pelo menos 2 vezes ao ano

Consultar um médico é uma das dicas preciosas para viver bem. O médico não deve ser visitado apenas quando estamos doentes, mas sim, de uma forma preventiva. Isso porque é nos examinando que ele pode detectar alguma doença escondida, solicitar exames e acompanhar como está nossa saúde.

 

7- Invista em sua autoestima

Ninguém vai amá-lo como você mesmo. Por isso investir na autoestima é tão importante. Cuidar da sua pele, cabelos e corpo. Olhe-se no espelho e sinta-se verdadeiramente bem com você mesmo.

 

8- Cuide do seu coração

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo, sendo responsável por bombear sangue para os demais. Por isso, ele deve sempre ser cuidado.

Esta também é uma das dicas para viver bem: visite um cardiologista, evite alimentos gordurosos e faça exames cardiológicos.

 

9- Experimente atividades “zen”

Invista em atividades que consigam equilibrar mente e corpo tais como meditação, acupuntura ou terapia holística. Procure sempre manter-se calmo para enfrentar as adversidades da vida.

 

10- Tenha um animal de estimação

Vários estudos científicos mostram que ter um animal de estimação pode ajudar a melhorar a saúde de seus donos como um todo. Isso porque eles conseguem nos transmitir um amor e carinho incondicionais.

Mas do mesmo modo que o seu bichinho proporciona alegrias, é sempre importante que você cuide dele e mantenha a sua saúde em dia, levando-o ao veterinário, vacinando, realizando passeios e mantendo a sua saúde de forma adequada.

 

11- Seja mais otimista e positivo

Muitas pessoas acreditam que ser pessimista é um modo de se proteger de decepções. No entanto, essa negatividade nubla nossa mente e nossa vida. Ser otimista nos fornece uma perspectiva mais ampla e resoluta sobre todas as coisas.

 

12- Coma chocolate

Pelo menos uma vez por semana. O chocolate provoca prazer e sensações que trazem o bem-estar e o conforto.

 

13- Durma bem

É durante o sono que conseguimos repor nossas energias e descansarmos. O ideal é que você durma em média de 7 a 8 horas por noite para manter uma boa qualidade de vida.

 

14- Esteja ao lado de quem você realmente ama

Quem está em busca de dicas para viver melhor não pode se esquecer de que o amor é peça fundamental para o bem-estar. Estudos científicos indicam que estar ao lado de quem se ama aumenta os níveis de hormônios que provocam uma sensação de prazer e calma, como a ocitocina.

 

15- Perdoe

O perdão é algo importante para que você não carregue com você energias negativas. Perdoe para viver bem, longe de sentimentos de mágoa e rancor que fazem mal ao corpo e à alma.

 

16- Espiritualize-se

Não importa a religião, exercite sua fé para se tornar mais forte e confiante.

 

17- Diga sempre o que está incomodando

Se existe algo que está incomodando, converse, coloque para fora tudo o que precisa dizer. Guardar algo para si pode ser prejudicial para a sua saúde.

 

18- Lazer

Lazer e viagens são importantes pois são a forma mais linda de acessarmos nossas lembranças boas. Fazem bem ao corpo, mente e alma.

 

19 – Não se cobre tanto

Ninguém é perfeito, todos nós temos erros. Aceite esta dica para viver melhor e se torne mais feliz.

 

 

20- Pratique boas ações

As boas ações ajudam tanto o outro quanto a nós mesmos, pois despertam nosso lado mais humano.

 

21- Chore quando precisar

O choro é uma expressão de nossos sentimentos, mostra alegria, amor, tristeza.  E sentimentos não podem ser guardados, por isso, chore quando precisar.

 

22- Brinque com as crianças

Brincar resgata a criança que precisa ser alimentada em nós mesmos.

 

23- Ande de moto pelo menos uma vez na vida

Sinta o gosto da liberdade e o vento batendo na sua cara, isso é revigorante.

 

24- Entregue-se a uma paixão

A paixão é um dos sentimentos que todos nós devemos experimentar, pelo menos uma vez na vida, e também é algo que trará boas lembranças.

 

25- Viva cada dia como se fosse o primeiro e último

Esta é uma das principais dicas para viver melhor, pois não sabemos como será nosso amanhã. Então, precisamos viver hoje, pois ele é mesmo o nosso maior presente!

Quais são as suas dicas para viver melhor? Compartilhe conosco nos comentários. Será uma satisfação para nós!

 

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.