A morte faz parte do processo natural de todo ser humano, e os tempos de pandemia de coronavírus tem feito com que várias famílias passem pelo luto, aumentando a necessidade de conversar sobre perdas, também com as crianças.

Como a morte já é algo difícil de lidar até para quem é adulto, geralmente os pais e familiares também encontram dificuldades em abordar o assunto com os pequenos, sobretudo, em fazer com que consigam compreender a atual situação do mundo.

Devemos explicar a morte para crianças de forma mais natural, e uma das alternativas é utilizar a literatura como ferramenta. Lendo para elas ou permitindo que elas próprias entrem em contato com livros que possuem histórias sobre separação, perda e saudade, e conversar com elas sobre essas histórias, pode ajudar a prepará-las para quando for necessário lidar com a ausência de pessoas queridas. Leia também o artigo Como falar de morte com as crianças.

Com o objetivo de auxiliar pais e familiares nessa delicada tarefa, selecionamos uma lista de livros infantis para explicar a morte para crianças. Veja a seguir.

1. O Passeio – Pablo Lugones

O Passeio - Pablo Lugones

Recomendado para crianças a partir dos cinco anos de idade, utiliza a analogia de um passeio de bicicleta entre pai e filha para falar sobre relacionamento e o ciclo da vida, abordando a perda e a continuidade.

Sobretudo, a obra enfatiza a importância de aproveitarmos a jornada. As páginas, com ótimas ilustrações, contam com texto curto, e permitem boas conversas com os pequenos.

 

2. O Pato, a Morte e a Tulipa – Wolf Erlbruch

O Pato, a Morte e a Tulipa - Wolf Erlbruch

O livro do escritor e ilustrador alemão retrata a conversa de um pato e uma caveira (a morte) que está andando atrás dele. Ela explica que sempre esteve por perto e eles passam juntos as últimas semanas de vida do pato.

 Apesar da tristeza de saber que a morte nos acompanha desde que nascemos, os diálogos são de poesia e muita beleza.

3. O Livro do Adeus – Todd Parr

O Livro do Adeus - Todd Parr

É ideal para os pequenos de até seis anos, pois utiliza linguagem e ilustrações simples, auxiliando na compreensão da morte tanto de um familiar como de um animalzinho de estimação.

Seus desenhos coloridos ajudam a descomplicar a situação do luto, tornando o tema mais natural.

4. O Coração e a Garrafa  – Oliver Jeffers

O Coração e a Garrafa - Oliver Jeffers

Escrita pelo ilustrador irlandês, a narrativa é sobre uma curiosa menina que perde alguém que sempre estava com ela em suas descobertas. Provavelmente, seu avô. Triste, ela decide guardar seu coração numa garrafa e, com o tempo, deixa de prestar atenção em diversas coisas. Até que encontra uma criança curiosa como ela foi e vê que precisa colocar seu coração no lugar.

O livro mostra que apesar de, muitas vezes, a tristeza demorar a passar, o coração batendo no peito continua sendo o mesmo.

5. Vazio – Anna Llenas

Vazio - Anna Llenas

Bem avaliado por pais, esse livro da escritora espanhola relata a história de uma garotinha que consegue superar as tristezas da vida ao ressignificar as suas perdas. Bem aceito pelas crianças, a publicação possui excelentes ilustrações que garantem uma narrativa mais leve, tornando-se mais uma alternativa para explicar a morte para crianças.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

6. Meu Filho Pato e Outros Contos sobre Aquilo de Que Ninguém Quer Falar- vários autores

Meu Filho Pato e Outros Contos sobre Aquilo de Que Ninguém Quer Falar- vários au

O livro contém seis histórias retratando acontecimentos que fazem parte da vida e que nos ajudam a crescer, seja a chegada de um irmão, a mudança de casa ou a perda de uma pessoa amada.

7. É Assim – Paloma Valdivia

É Assim - Paloma Valdivia

Recomendado para crianças com idade entre seis e sete anos, a publicação da escritora e ilustradora chilena Paloma Valdivia fala sobre a importância de desfrutar o presente, visto que não sabemos de onde viemos e nem mesmo para onde vamos. Assim, orientada pela emoção, de maneira delicada e através do traço sensível, fala sobre a morte, abordando também as tristezas decorrentes das perdas.

8. Harvey: como me tornei invisível – Hervé Bouchard 

Harvey: como me tornei invisível - Hervé Bouchard

O primeiro livro infantil do autor canadense Hervé Bouchard, traz o garoto Harvey como personagem principal, o qual ao tomar conhecimento da morte de seu pai, precisa lidar com as emoções e todos os sentimentos decorrentes da perda.

Os tons sóbrios da ilustração traduzem as sensações e percepções da personagem, mostrando o seu ponto de vista e trazendo mecanismos que permitem melhor entendimento acerca da perda.

9. Mas por quê??! A História de Elvis –  Peter Schössow

Mas por quê??! A História de Elvis - Peter Schössow

O livro é sobre a revolta da menina que não se conforma com a morte de Elvis, seu canarinho amarelo.  Aos poucos, extravasando a dor e revivendo as lembranças para sofrer menos, a indignação dá espaço à serenidade.

 O escritor alemão utiliza recursos de narrativa fantástica para lidar com o tema morte e a saudade que ela causa em nós, independentemente da nossa idade.

 

10. Menina Nina, Duas razões para não chorar – Ziraldo

Menina Nina, Duas razões para não chorar - Ziraldo

Talvez um dos livros mais comoventes escritos pelo autor do Menino Maluquinho. A história aborda a dor de maneira delicada e cheia de esperança, falando de pessoas com quem Ziraldo conviveu.

A narrativa tem como pano de fundo a perda vivida por Nina – sua primeira neta – ao tomar conhecimento da morte de sua avó.

11. Roupa de brincar – Eliandro Rocha

Roupa de brincar - Eliandro Rocha

A obra do escritor gaúcho Eliandro Rocha narra a história de uma menina que tem a tia como a pessoa mais divertida do mundo e sua atividade favorita é brincar no guarda-roupa dela. Mas, um dia tudo muda, ao chegar em casa percebe a tristeza da tia, nota que suas roupas perderam a graça e o guarda-roupa agora encontra-se praticamente vazio.

Ao acompanhar o ponto de vista da garotinha é possível explicar a morte para crianças de um jeito bonito e inocente. O livro é indicado para os pequenos de quatro a 12 anos.

Artigos Relacionados

 

12. O Meu Avô Foi Para o Céu –  Maria Teresa Maia Gonzalez

O Meu Avô Foi Para o Céu - Maria Teresa Maia Gonzalez

A história da renomada escritora portuguesa é emocionante e aborda a relação entre  avós e netos, mostrando como é possível, em meio à tristeza e à dor da perda, preservar para sempre a memória das pessoas que amamos.

 

13. A árvore das lembranças – Britta Teckentrup

A árvore das lembranças - Britta Teckentrup

O ilustrado para crianças de dois a cinco anos de idade, narra a história de uma raposa que desfrutou uma vida longa e feliz na floresta ao lado dos outros animais, mas ao se sentir muito cansada, entende que é o momento de sua partida.

De maneira delicada ao tratar de emoções por meio dos bichinhos, o livro foca na saudade e nas boas lembranças que ficam quando uma pessoa querida vai embora.

14. A preciosa pergunta da pata – Leen van den Berg

A preciosa pergunta da pata - Leen van den Berg

Diante da tristeza pela perda de seu filhote, a pata, em reunião com seus amigos animais, os indaga sobre o que acontece quando morremos. Para ajudá-la com um consolo ou solução para sua dor, os animais tentam encontrar respostas para essa e outras difíceis perguntas.

15. Para onde vamos quando desaparecemos? – Isabel Minhós Martins

Para onde vamos quando desaparecemos? - Isabel Minhós Martins

Indicado para crianças entre 9 e 10 anos de idade, o livro da escritora portuguesa, ilustrado por Madalena Matoso, aproveita a ausência de resposta para a pergunta título e nos leva a considerar outras possibilidades, de maneira filosófica e poética, a fim de colorir, ao menos um pouco, um tema tão sombrio como as perdas.

De maneira lúdica e através de analogias, a narrativa dá asas à imaginação, utilizando exemplos como pares de meia que sumiram, o barulho que desaparece quando tudo fica em silêncio, a areia da praia levada pelo vento e outras coisas que podem desaparecer sem explicação, mas que ainda assim não devem ser esquecidas.

Conhece outros livros para explicar a morte para crianças que não foram mencionados neste artigo? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas.