Novidades

Alternativas diferentes para restos mortais

10/02/17

As maneiras de se perpetuar restos mortais vem se ampliando e se diversificando a cada dia. Confira oito alternativas diferentes:

 

1-A artista holandesa Wieki Somers, por meio do projeto “Consuma ou Conserve”, cria esculturas de objetos cotidianos - como torradeiras  - e  animais, com as cinzas de pessoas falecidas. As peças são feitas com impressora 3D e recebem uma placa com o nome do dono das cinzas e seu período de vida.

 

2-No Brasil, a artista plástica Cláudia Eleutério executa a arte pictocrematória, técnica de pintura de quadros, com adição de cinzas humanas. Ou seja, o ente querido pode virar quadro e ir parar na parede.

 

3-A empresa suíça Algordanza, que é representada na América Latina pela Funerária Vaticano, de Curitiba (PR), domina a técnica que transforma cinzas humanas em diamante.

 

4-Uma empresa inglesa oferece a possibilidade das cinzas - humanas ou de animais de estimação - se tornarem um disco de vinil com a trilha sonora e a capa feitas à escolha do cliente.

 

5-A NASA já transportou, por carona em um de seus ônibus espaciais, as cinzas de pessoas que queriam ser aspergidas no espaço sideral.

 

6-O Museu Maxwell de Antropologia, da Universidade do Novo México aceita doação de corpos para sua coleção de esqueletos, para serem expostos ou estudados pelos pesquisadores.

 

7-Há também a possibilidade de se integrar a famosa exposição “Body Worlds”, que mostra os esqueletos sem pele em atividades comuns ao seres humanos. Nesse caso, o corpo deve ser embalsamado e enviado à Alemanha, com as despesas pagas pela família.

 

8-E ainda há aqueles que podem preferir doar o corpo para entidades que fazem pesquisas e testes de segurança ou ergonômicos, enviando o corpo para a Escola de Medicina da Universidade de Wayne State, para ser usado em simulações de testes de automóveis, e se tornar um cadáver de “crash test”.


Fonte: Revista Diretor Funerário - janeiro/2011

Novidades Relacionadas

Incorrupção: Preservação natural do corpo após a morte

Incorrupção: Preservação natural do corpo após a morte

A partir do século IV foram documentados vários relatos de casos estudados, ao longo da...

Alternativas diferentes para restos mortais

Alternativas diferentes para restos mortais

As maneiras de se perpetuar restos mortais vem se ampliando e se diversificando a cada dia.

Reflexões sobre a morte

Reflexões sobre a morte

A edição 173 da revista Superinteressante abordou a morte da maneira como nós, do setor...