Falar sobre envelhecimento e planejamento financeiro ainda é um obstáculo para a maioria dos brasileiros.

Isso foi comprovado por uma pesquisa sobre preparo para a aposentadoria realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em 15 países.

O intuito do levantamento anual no Brasil é compreender a expectativa da população em relação à aposentadoria.

Realizado em 2019, o estudo foi divulgado em 2020 e apontou que a expectativa média que o brasileiro acredita ter de vida, é de 87 anos. Esse número representa sete anos acima da média vista em outros países e 11 anos a mais que a média de vida da população brasileira em conformidade com o IBGE.

 

Expectativa de vida X planejamento financeiro

Ainda que a população brasileira pense em viver muitos anos, a pesquisa aponta um contraste em relação ao planejamento financeiro para terceira idade.

De acordo com os dados coletados, 46% dos entrevistados compreende a necessidade de planejar as finanças, porém apenas 18% considera que economizam o suficiente. E mesmo os que planejam economizar possuem dúvidas acerca do valor adequado para aposentadoria.

A pesquisa ainda demonstra que nosso país se encontra na terceira melhor posição de acordo com o Índice de Preparo para a Aposentadoria, ficando atrás da Índia e dos Estados Unidos.

Acredita-se que isso ocorra devido ao Pacto Social que vigora nesses países, o qual estimula a população a criar a sua própria poupança.

Por outro lado, a explicação para o bom índice do Brasil pode ser evidenciado pelo modelo de Previdência Social que, em razão de sua cobertura e amplitude, amparou até o atual momento boa parte dos brasileiros.

Artigos Relacionados

 

Indefinição sobre aposentadoria

Segundo 48% dos brasileiros entrevistados, metade do rendimento da aposentadoria será proveniente do governo, por meio da previdência social.

Porém, quando indagados a respeito das preocupações em relação à idade avançada, o maior receio é o de ficar sem dinheiro. Em segundo lugar está o medo de perder a independência física.

Quanto à qualidade de vida, a população brasileira espera que a velhice seja saudável e tranquila. Outra parcela dos brasileiros afirma que irá aproveitar para viajar, e o restante espera usufruir de mais momentos ao lado da família e dos amigos.

Custos com plano de saúde

Em relação ao estilo de vida após a aposentadoria, 37% dos entrevistados não demonstra segurança sobre manter-se na realidade atual.

Além disso, 59% dos brasileiros acredita que não poderá custear o plano de saúde. Desta forma, apenas 16% afirma que poderá arcar com esse investimento.

Nesse sentido, é possível observar que ainda que boa parte dos brasileiros planeje ter a aposentadoria como uma fase tranquila da vida, o planejamento financeiro não está em conformidade com essa perspectiva, visto que, para usufruir de uma velhice estável e tranquila, é necessário programar as finanças e gastos futuros adequadamente.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Números da pesquisa

A população brasileira espera viver em média 87 anos, mas 80% ainda não se planejou e 59% acredita que não vai conseguir custear o plano de saúde durante a aposentadoria. Aliás, a metade dos entrevistados tem medo de ficar sem dinheiro na aposentadoria.

Do total de entrevistados, 56% ainda afirma ficar estressado todo mês com o planejamento a longo prazo da aposentadoria, e 46% acredita que precisa se planejar, porém apenas 18% de fato que está poupando o suficiente.

E, de modo geral 71% espera aproveitar o momento da aposentadoria para viajar, 63% deseja aproveitar mais a família e os amigos e 60% espera aprender e praticar novos hobbies.

Para obter detalhes sobre o estudo do Instituto Longevidade acesse Pesquisa de Preparo para Aposentadoria.

 

E você, já tem feito seu planejamento financeiro para garantir o futuro? Qual a sua perspectiva em relação a aposentadoria? Compartilhe com a gente deixando seu comentário!