Assumir despesas com funeral. Não há dúvidas de que este é um momento difícil de ser conduzido, contudo, mesmo sendo um assunto delicado, é necessário que saibamos a respeito.

O inevitável se torna ainda mais doloroso e preocupante quando não realizamos um planejamento, principalmente no que diz respeito às despesas com funeral e toda a burocracia que este envolve.

No entanto, existe uma forma de evitar esses custos que costumam dar muita dor de cabeça por não estarem programados. Nesse sentido, a melhor solução a ser adotada é adquirir um plano funerário que, além de gerar cobertura para o funeral, também ampara e dá assistência a toda a família.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Receio de falar em morte 

 O receio de falar na morte é um dos maiores tabus que impedem o planejamento financeiro adequado, ainda que seja um assunto delicado, é necessário abordar e discutir a questão com a família, visto que inegavelmente é uma situação pela qual todos nós iremos passar um dia.

Aliás, poucos pensam em uma fatalidade, e, devido à falta de planejamento, as despesas com funeral nos pegam de surpresa e podem trazer consequências e problemas financeiros.

Entretanto, aqueles familiares que ficam responsáveis por organizar o funeral, além de enfrentarem esse triste momento de perda, também podem encontrar grandes problemas com dívidas e empréstimos para realização de todos os serviços necessários.

Desse modo, já que todos iremos passar por esse momento, é necessário que haja a prevenção, assim além dos beneficiados se sentirem mais seguros diante do inevitável, muitos problemas também são minimizados.

Além do receio de falar em morte, há também outros fatores que podem atrapalhar a aquisição de um plano funerário. Confira no artigo Desvendamos 4 mitos sobre a aquisição de plano funerário.

 

Quais são as despesas com funeral?

 Muitas pessoas não têm noção de todos os serviços que envolvem o procedimento de um funeral, dessa forma também não têm conhecimento dos custos.

Para um melhor entendimento de todos, é preciso saber que existem alguns compromissos que os familiares devem assumir quando ocorre uma morte na família, nesse sentido os principais custos se referem aos seguintes serviços:

  • Translado e preparação do corpo;

  • Local e preparo da sala para o velório;

  • Taxas de manutenção do cemitério.

Em geral, as despesas podem variar de acordo com as escolhas dos familiares, os quais normalmente envolvem outros procedimentos e serviços, tais como:

  • Tipo de flores;

  • Tipo de urna;

  • Cerimonial;

  • Maquiagem;

  • Vestimenta e entre outros.

Vale lembrar ainda que os custos podem ser maiores para famílias que não possuem jazigos, além de outras despesas que, posteriormente, são relacionadas ao enterro, como por exemplo a documentação que compreende atestado de óbito, testamento, inventário dos bens e entre outros.

Saiba também a Diferença entre certidão de óbito e atestado de óbito que, muitas vezes são confundidos quanto à finalidade de cada um.

Artigos Relacionados

Como evitar altas despesas com funerais?

 No entanto, existe uma maneira de evitar os gastos com funerais. Uma alternativa simples e econômica, que garante a prevenção e, sobretudo oferece benefícios ainda em vida para os seus beneficiários, são os planos funerários.

Planos Funerários 

 O plano funerário, assim como o plano de saúde, consiste em um investimento seguro e necessário, que serve como forma de prevenção e evita altas despesas em um funeral sem planejamento.

Aliás quanto melhor planejado antecipadamente, mais baixo será o custo de todos os serviços que envolvem o funeral.

Ao adquirir um plano funerário é possível garantir mais tranquilidade, com custo baixo. Investir em pequenas parcelas mensais torna-se a garantia e segurança que toda família precisa.

Desse modo, a aquisição de um plano funerário consiste em uma medida acessível, que permite acesso aos serviços de um funeral.

Além disso, um plano funerário de qualidade também oferece benefícios a serem usufruídos também em vida, com descontos exclusivos para os associados, com a garantia de diversos serviços conveniados.

Portanto, além de gerar mais tranquilidade, um plano funerário também é um planejamento financeiro para família, que conta com serviços prestados por profissionais dedicados, atendimento humanizado, assistência aos associados e apoio psicológico para a família.

Ficou com alguma dúvida ou deseja saber um pouco mais sobre despesas com funeral? Compartilhe conosco nos comentários. Nós podemos ajudar!