A morte de um ente querido é um momento difícil e doloroso, e muitas emoções conflitantes e avassaladoras estão entrelaçadas ao sentimento de perda. Os familiares e amigos próximos são aqueles que mais são atingidos por esse impacto.

Fatores e etapas do luto

São muitos os fatores que influenciam o luto, como os sentimentos de apego, os arrependimentos, a religiosidade, a cultura de cada pessoa e muitos outros. Porém, o luto tem suas etapas típicas pelas quais as pessoas costumam passar. São elas: a negação, a barganha, a raiva, a tristeza e enfim a aceitação. A pessoa pode passar por todas, pode pular algumas, pode demorar-se mais em uma em comparação a outra. Cada pessoa lida de uma forma e sentir todas essas coisas, até certo ponto, é normal e muitas vezes, necessário.

Artigos Relacionados

Como lidar

A grande pergunta é o que vai acontecer durante esse período após a morte de uma pessoa amada. Como as pessoas vão passar por isso, como vão lidar?  Em um momento de fragilidade emocional e dor intensa, o comportamento pode variar bastante de pessoa para pessoa.

Todavia, há um risco evidente do desenvolvimento de quadros clínicos como ansiedade excessiva e depressão. E nesse ponto, o auxílio da família e o suporte profissional são imprescindíveis para a recuperação da saúde mental e emocional das pessoas afetadas.

Foi pensando nisso que as empresas funerárias decidiram incluir em seus planos, um apoio profissional através da terapia pós-óbito, que visa oferecer suporte emocional e alicerce para o cuidado com a saúde mental daqueles que perderam uma pessoa amada.

O que é a terapia pós-óbito

A terapia pós-óbito é um serviço de suporte psicológico, que garante apoio para os familiares que estão vivenciando o luto, através do auxílio profissional em um contexto de compreensão e empatia. É um momento em que a pessoa pode falar, em espaço íntimo, sobre seus sentimentos e se permitir sentir a dor da perda, sem julgamentos. A escuta atenciosa e o olhar de conforto vão ser a mão estendida para que a pessoa possa reencontrar um novo sentido na vida e, aos poucos, vá aprendendo a lidar, a conviver com a perda, um passo de cada vez, em seu próprio tempo e com todo apoio necessário para isso.

 Receba conteudo em seu email quadrado9

Quem deve fazer?

Familiares e amigos próximos de pessoas que faleceram e que estão vivendo o momento de luto.

Na Funerária Araújo – Orsola

A Funerária Araújo-Orsola ajuda na superação da dor da perda de um ente querido, oferecendo a terapia pós-óbito aos associados e clientes.

Nosso apoio psicológico é  especialmente direcionado para esse momento e tem como objetivo oferecer espaço para familiares vivenciarem o processo de luto, buscando superar a dor e retomar o curso da vida.

 

Se você passou por uma perda recentemente e está precisando de auxílio, entre em contato conosco. Ficaremos satisfeitos em ajudar.