O Dia de Finados, ou o Dia dos Mortos como também é chamado, é celebrado de formas diferentes ao redor do mundo.

 A data representa uma homenagem às pessoas que já faleceram, em razão disso nos cemitérios do Brasil, as pessoas levam flores e visitam os túmulos de seus entes queridos.

 Contudo, não são todos os países que têm a data como um dia de tristeza e luto. Ao invés disso, em alguns locais o Dia de Finados é visto como motivo de comemoração e festa, e estas ocorrem por dias a fio com entusiasmo e diversão para resgatar a memória dos falecidos.

A origem do Dia de Finados

Estima-se que a celebração do Dia de Finados teve sua origem proveniente dos rituais religiosos da Idade Média.

Foi aproximadamente em 998 que um monge francês pediu para que outros monges fossem rezar aos mortos em cemitérios, primordialmente para aqueles que não tinham quem rezasse por eles. Assim, ano após ano esse ritual foi se fortalecendo e não apenas os monges como também o povo em geral começou a ir até os cemitérios rezar pelos seus falecidos.

Com a tradição se consolidando, no século XIII houve a decisão de se estabelecer uma data para o ritual, que seria no dia 2 de novembro, um dia depois do Dia de Todos os Santos. A forma que vivemos o Dia de Finados é refletida por essa história, ao demonstrar uma herança cristã e também a devoção.

Porém, em diferentes lugares ao redor do mundo, a mistura de crenças e culturas acarretou em novos significados e hábitos, transformando a tradição, assim, alguns países possuem sua própria maneira de homenagear os mortos.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

O Dia de Finados em diferentes países

México

O Dia de Los Muertos faz parte da comemoração mexicana para celebrar a memória daqueles que já faleceram, sendo esta uma festa de três dias, que tem início em 31 de outubro e acaba em 2 de novembro.

No México, a celebração é animada e reúne, em casa, amigos e familiares em festas onde há altares com objetos pessoais, comidas, fotos, decorações de todas as cores e velas para homenagear os mortos.

Nesses altares também são colocadas as caveiras coloridas, que de tão famosas já se tornaram símbolo do país.

As ruas das cidades e em todo o país são tomados por essas decorações que são usadas para saudar os antepassados em clima de festa e alegria. Com a cerimônia, os mexicanos acreditam que estão não apenas honrando, como também revivendo o legado que seus ancestrais deixaram.

Guatemala

Na Guatemala, o Dia de Finados é comemorado pela população que vai às ruas para produzir imensas pipas coloridas que enchem o céu com traços e desenhos alegres, que criam um espetáculo de cores e beleza.

No entanto, essas pipas não são usadas apenas para decorar. Elas simbolizam a alma daqueles que já partiram. Os moradores também acreditam que os barulhos produzidos pelas pipas afastam os maus espíritos.

Normalmente essa comemoração é realizada nos cemitérios, mas a reunião continua nas casas, com a mesa farta complementando a celebração.

Haiti

Nesse país, o Dia de Finados também representa um feriado nacional e conta com a mistura de rituais católicos e o vodu (maior religião do país). Os fiéis costumam acordar pela manhã para rezar a missa e visitar os cemitérios, levando flores para os túmulos.

Já os costumes ligados ao vodu contêm ofertas de comida e bebidas no cemitério para os mortos.

Durante os rituais dessa tradição, entoam cantigas passadas de geração para geração e tocam tambores enormes com a finalidade de despertar o Deus dos Mortos.

Artigos Relacionados

Japão

Da mesma maneira que no México, no Japão a celebração também tem duração de três dias, mas a comemoração tem como data principal o dia 15 de agosto e é conhecida como Festival Obon, um momento para reunir a família e se preparar para o retorno das almas.

Sim, na cultura Japonesa eles acreditam que os espíritos dos ancestrais retornarão, por esta razão limpam a lápide dos falecidos.

E pelo mesmo motivo, também colocam lanternas espalhadas por todo canto, em frente às casas, ruas e até mesmo nos lagos. Centenas de lanternas servem para iluminar o retorno dos mortos.

Espanha

Os espanhóis comemoram a data em 1º de novembro, juntamente com o Dia de Todos os Santos. As famílias se reúnem para visitar as cidades natais e os cemitérios, deixando flores e objetos decorativos nos túmulos.

Também há uma refeição especial, onde uma típica sobremesa da celebração, chamada Hueso de Santos, é servida após o almoço. Esse doce é feito de marzipã, calda caramelizada (água com açúcar) e ovos.

Assim como no México, o Dia dos Mortos é festivo e alegre. São feitas paradas pelas ruas da cidade e o povo costuma usar roupas coloridas.

Cada lugar encara a morte de acordo com seus recursos culturais e históricos, mas ainda que haja diferenças, todos prestam suas homenagens aos que já partiram. Em alguns países, como no Brasil, a data traz consigo lembranças e tristeza. Por outro lado, em outros, a data é uma forma de celebrar a própria vida e agradecer aos ancestrais. O que há em comum entre todas essas celebrações é o sentimento de saudade por aqueles que já não estão mais entre nós.

 

Você sabe como é celebrado o Dia dos Mortos em algum outro país que não foi mencionado no artigo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário!