Já ouviu falar sobre o poder da aromaterapia? Os aromas transmitem paz e harmonia. Eles nos auxiliam a lidar com nossos sentimentos.
A aromaterapia é uma técnica milenar e que realmente tem efeitos comprovados, utilizada inclusive para auxiliar a passar pelo luto com menos sofrimento.
A escolha dos aromas corretos é capaz de tratar doenças e aliviar emoções de dor, ansiedade e sofrimento.
Por isso mesmo, os aromas terapêuticos são responsáveis por auxiliar a superar o luto de forma muito positiva.
Segundo a Internation Federation Aromatherapistis, trata-se de “uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente”.
Atualmente, a aromaterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como recurso terapêutico complementar de tratamentos de saúde e faz parte das Práticas Integrativas e Complementares utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Artigos Relacionados
Existem inúmeros benefícios associados à aromaterapia. Entre eles, podemos elencar:
Diminuição de estresse e insônia;
Minimização de sintomas de depressão;
Melhora do funcionamento dos pulmões;
Alívio dos sintomas da rinite e sinusite;
Minimização de dores de cabeça e musculares;
Redução de náuseas;
Minimização dos sintomas mais comuns da TPM, como cólicas e irritabilidade;
Regulação da pressão sanguínea.
Tudo isso é conquistado com o uso de óleos essenciais. Eles são ideais para ajudar no processo de lidar com sentimentos relacionados ao falecimento de alguém querido.
Tais óleos são naturais, concentrados e complexos. Por isso, devem ser usados com sabedoria.
A aromaterapia provoca respostas mentais, físicas e emocionais importantes para ajudar a aceitar a perda e obter bem-estar durante o luto.
O funcionamento dos aromas terapêuticos é muito simples, quando inalada, a substância ativa os receptores do nariz, estimulando as células nervosas.
Por meio do estímulo, o cérebro consegue lidar melhor com as emoções, contribuindo por provocar reações fisiológicas no corpo.
É óbvio que o tratamento não será capaz de substituir uma perda. No entanto, o método ajuda a trazer a sensação de acolhimento e equilíbrio emocional, aspectos que ajudam a confortar e minimizar a dor.
Os óleos são extraídos de diversas partes de plantas, como raízes, troncos e folhas. Cada aroma pode ajudar de uma forma e atuar para que seja possível ter melhores resultados na recuperação do luto.
Os aromas mais usados para oferecer bem-estar às pessoas enlutadas são:
São capazes de limpar a mente da sensação de confusão. Ajudam na compreensão de pensamentos e na liberação de amor, aspectos importantes para gozar de claridade mental e calmaria das emoções.
A lavanda trata ansiedade, culpa e depressão, tendo função calmante e regeneradora ao mesmo tempo. Pode ser usada para promover noites de sono com mais qualidade.
O óleo de manjerona proporciona atenuação da depressão, auxilia no tratamento da insônia e proporciona sensação de acolhimento.
Óleo pouco conhecido que acalma os pensamentos, alivia as dores emocionais e traumas e ajuda a manter o ambiente harmonizado.
O cedro é um grande aliado para dar forças para prosseguir, evitando o desespero. Seu aroma é responsável por elevar o ânimo, conferindo ação energizante, além de ser antidepressivo.
Ajudam a trabalhar o consolo de perdas e o desapego. Além disso, são úteis para acalmar e dar forças.
Portanto, proporcionam a limpeza dos sentimentos pesados, ao mesmo tempo em que oferecem a renovação da alma.
São óleos que atuam aliviando a dor da perda. Além disso, têm função sedativa, o que ajuda a tratar a depressão durante o luto.
São óleos úteis para revigorar a visão e o pensamento das pessoas que estão sofrendo durante o luto.
É um aroma reconfortante, ótimo aliado na aromaterapia para quem está vivenciando o luto.
Útil para limpar as ideias antigas.
No caso de pessoas que estão vivenciando a dor do luto, a aromaterapia deve ser feita por inalação, que é o método mais eficiente para auxiliar no tratamento.
Ao inalar o aroma compatível com sua necessidade, é possível estimular o sistema límbico do cérebro, aliviar as emoções e atuar de forma mais eficiente.
O método de inalação direta consiste em passar os óleos na mão e inspirar. Outra possibilidade para complementar o tratamento é aromatizar os ambientes usando sprays, vaporizadores ou difusores com os óleos escolhidos.
Se preferir, é possível fazer massagem corporal ou tomar banho de banheira, diluindo o óleo desejado, a fim de proporcionar diferentes formas de contato para beneficiar a saúde emocional.
Quer saber mais sobre aromaterapia ou ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação se pudermos ajudar!
Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.